Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/3050
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinsen_US
dc.contributor.authorMartins, Cátia Alvesen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:14Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:14Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3050-
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados e as reflexões a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e competências necessárias à formação do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem dinâmico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola básica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema teórico foi projetado a partir da concepção da Educação pela Pesquisa de Pedro Demo. O capítulo das considerações finais indica algumas questões importantes relacionadas à formação de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exigências necessárias para ser considerado um membro do ciberespaço, e usar estes recursos e serviços a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores não possuem habilidades ou formação para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as crenças/concepções sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespaço. Trata-se de um problema sério e ainda sem solução. Um dos problemas enfrentados pela educação hoje é que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma língua fora de moda (da idade pré-digital), estão se esforçando para ensinar uma população que fale uma língua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hipótese inicial, foi desenvolvida uma experiência com um professor de uma escola básica.pt_BR
dc.description.abstractThis master dissertation presents the results and reflections regarding a research developed to identify and to analyze the set of skills and competence need to be part of teacher’s background considering the cyber culture framework. We use the Learning Management System named MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) to design the set of activities used to evaluate our proposal. Our proposal intends to aid Elementary Schools teacher´s to develop skills in order to organize their face-to-face class activities using some tools used to support virtual classes. The theoretical framework was design using under Pedro Demo´s Education through Research (ETR) viewpoint. The final consideration chapter points out some important issues regarding teacher´s background including the necessity to improve and to upgrade the set of requirements needed to be considered a member of the Internet cyberspace, and use its resources and services in order to organize student´s activities. According to Prensky (2001), nowadays most of the teachers do not have skills or formation to cope the challenges offered by these new Technologies. We must to review our believes about the way we teach, because new possibilities arose with the cyberspace. It is a very serious problem, because the single biggest problem facing education today is that our Digital Immigrant instructors, who speak an outdated language (that of the pre-digital age), are struggling to teach a population that speaks an entirely new language. In order to test our proposal and validate the previous hypothesis an experiment was developed with a teacher from an Elementary School.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectCIBERCULTURApt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleFormação do docente de matemática imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000412049-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo925,63 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.