Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/3067
Tipo: masterThesis
Título: O papel da experimentação no ensino pela pesquisa em física
Autor(es): Oliveira, Márcio Marques Lopes de
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: EDUCAÇÃO
EXPERIMENTAÇÃO
FÍSICA - ENSINO MÉDIO
ENERGIA - CONSERVAÇÃO
PESQUISAS
Resumen: Esta pesquisa, com o objetivo de compreender o papel da experimentação no ensino pela pesquisa em Física, iniciou com o desenvolvimento de atividades práticas, relacionadas ao tema energia, conservação e suas transformações, com um grupo de alunos do ensino médio, em uma escola pública, apresentado detalhadamente em anexo ao trabalho. A partir disso houve a construção de subsídios teóricos em consulta bibliográfica relacionada ao tema do educar pela pesquisa. A educação pela pesquisa apresenta-se como uma ferramenta de valia na superação das dificuldades atuais de ensino e aprendizagem no contexto escolar. O fundador desta proposta, Pedro Demo direciona sua atenção ao desenvolvimento de pesquisas em áreas como: metodologia científica, pesquisa qualitativa e questões relacionadas a aprendizagens, tendo como foco principal as escolas públicas. No contexto de suas abordagens percebe as atividades experimentais como mecanismos capazes de promover aprendizagens, se desenvolvidas de forma apropriada. A educação através da pesquisa aplicada aos níveis básicos de ensino é mais bem entendida quando pensada em termos de reconstrução de conhecimento. Nesse sentido a experimentação assume papel crucial, principalmente quando direcionamos nossas atenções para o ensino de Física. Desenvolver atividades que apresentem características de educação pela pesquisa no âmbito escolar significa romper pelo menos com duas práticas vigentes, e fortemente arraigadas na educação de nosso País. A primeira relaciona-se com o atual entendimento dos professores sobre o que vem a ser uma aula, que percebem esse espaço como um momento de aprendizagem por meio de resolução de exercícios simplificados e fundamentada principalmente no mero treinamento através da cópia ou repetição.E a segunda, associa-se à má utilização, também por parte dos educadores, das atividades experimentais no contexto escolar, apresentando aos alunos práticas meramente demonstrativas ou que transmitem a ideia de teorias prontas, acabadas e, portanto, verdadeiras. O presente trabalho busca compreender as diferentes formas de que podemos nos valer para que ocorra aprendizagem significativa, e nessas diferentes formas o papel da experimentação quando trabalhada nos moldes propostos por Demo, apresentando características de construção e reconstrução do conhecimento. A implementação dos pressupostos do educar pela pesquisa no âmbito escolar esteve presente na proposta investigativa aplicada, incluindo aulas estruturadas em torno de atividades experimentais coerentes com os princípios da pesquisa e da capacidade reconstrutiva, utilizando como indicadores de controle os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais, documentos legais que direcionam a educação em nosso País.
Educating through inquiry is presented as a valuable tool in overcoming the present difficulties on teaching and learning in school. Founded by Pedro Demo, sociologist born in Santa Catarina, Brasil, professor emeritus at the University of Brasilia, Ph. D. in sociology from the Universität des Saarlandes / Germany and post-doctoral fellow at UCLA / Los Angeles, which directs its attention to research in areas such as scientific methodology, research and qualitative issues related to learning, focusing mainly on public schools. In the context of their approach perceives the experimental activities as mechanisms to promote learning, if developed properly. Education through inquiry in basic levels of education is better understood when considered in terms of reconstruction of knowledge. In that sense the trial takes crucial role, especially when we direct our attention to the teaching of physics. Develop activities that have the characteristics of educating through inquiry in the school means breaking at least two current paradigms, and strongly entrenched in the education of our country. The first relates to the current understanding of what is to be a lecture by teacher, realizing this space as a time of learning through solving simplified exercises and based mainly in the mere copying or training through repetition.And the second is associated with the misuse by practitioners of experimental science education activities in schools, showing students merely demonstrative and activities that convey the idea of ready-made theories, finished and therefore true. This work of literature review seeks to understand the different ways that we can assert that effective learning occurs, and the role these different forms of experimentation when worked along the lines proposed by Demo, showing features of construction and reconstruction of knowledge. There is also an example implementation status of the assumptions of education through inquiry in the school. To prepare this research proposal was implemented a project including lessons structured around experiential activities designed with the principles of research and reconstructive capacity, using as indicators of control the National Curriculum Parameters (PCN) and National Curriculum Guidelines (DCN), legal documents that direct the education our country
URI: http://hdl.handle.net/10923/3067
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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