Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3089
Tipo: masterThesis
Título: O entrelaçar de histórias: o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS) e a vida de um professor de ciências
Autor(es): Viêra, Marivane Menuncin
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ENTREVISTAS
HISTÓRIA ORAL
DEPOIMENTO PESSOAL
Resumen: Esta dissertação faz parte de um projeto maior, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como título Ciência, História, Educação e Cultura: dos Centros de Treinamento de Professores de Ciências aos atuais Centros e Museus Interativos. Este trabalho se justifica pela importância que um destes Centros teve para a educação científica do estado, o Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), e procura compreender a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas (1965/2000), bem como analisar a história de vida de um dos professores que participou ativamente de todas as fases do Centro. Assim sendo, o problema desta pesquisa é o seguinte: qual a relação existente entre as atividades desenvolvidas no CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul em diferentes épocas? Esta investigação utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, mais especificamente a história oral de vida. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva e originou três categorias principais. A primeira delas, denominada Registros da vida: recompondo tempos e espaços, trata de fatos importantes da vida pessoal e profissional do professor sujeito da pesquisa, delineando, assim, uma linha de tempo, destacando a forma como ocorreu a escolha da profissão, o início da carreira e os desafios enfrentados no decorrer da sua vida profissional.A segunda categoria, denominada Histórias que se entrelaçam: o CECIRS e a trajetória profissional do professor, apresenta o amálgama entre a vida profissional do professor e o referido Centro, pois, como o próprio sujeito de pesquisa relatou, a vida dele foi cheia de coincidências agradáveis, e o CECIRS teve grande participação nesse processo. A última categoria, intitulada Marcas que permanecem: o professor, o CECIRS e o ensino de Ciências no Rio Grande do Sul, trata das influências exercidas pelo CECIRS no ensino científico riograndense, refletindo sobre a repercussão das atividades promovidas pelo Centro, em especial as Feiras de Ciências e suas formas de avaliação, bem como os cursos ministrados e as transformações do ensino de Ciências no Rio Grande do Sul. Algumas dessas marcas permanecem até hoje e, como esse professor ainda é atuante, continua a influenciar o ensino de Ciências. O último capítulo, intitulado A caminhada terminou, ou está recomeçando?, apresenta as considerações finais e responde a questão da pesquisa inicialmente colocada. Na qual, considero que foi possível, através da história de vida pessoal e profissional do professor Lourenço, e da história do CECIRS, analisar o desenvolvimento científico ocorrido no Rio Grande do Sul.
This work is part of a larger project, funded by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), which is entitled Science, History, Education and Culture: the Centers for Teacher Training for Science Centers and Interactive Museums today. This work is justified by the importance of these centers was to Science education in the state, the Science Center of Rio Grande do Sul (CECIRS), which seeks understand the relationship between the activities in CECIRS and teaching Science in Rio Grande Sul at different times (1965/2000), to analyze the life story of one of the teachers who participated actively in all phases of the Centre. Thus arose the following issue for further research: what is the relationship between the activities in CECIRS and teaching Science in Rio Grande do Sul in different times? This research uses qualitative research methodology, specifically the oral history of life. The data analysis was performed using Textual Analysis of Discourse and led three major categories. The first, called Records of life: reconstructing the time and space, dealing with important facts of life and work of the teacher-subject, outlining, so a timeline, highlighting how was the professional choice, the beginning of the career and the challenges faced during his professional life.The second category called Stories that intertwine: the CECIRS and professional trajectory of the professor, presents the amalgam between the teacher's professional life and the Centre, therefore, as the subject of research reported, his life was always full of pleasant coincidences, and CECIRS had great participation in this process. The last category titled Brands that remain: the teacher, the CECIRS and science teaching in Rio Grande do Sul, deals with the influences exerted by riograndense CECIRS in science classes, reflecting on the impact of the activities promoted by the Centre, such as Science fairs and their forms of assessment as well as training courses and changes to teaching Science in Rio Grande do Sul identified that some of these brands remain today, and that as this teacher is still active, continues to influence science education. The last chapter titled The journey ended, or is it resuming?, presents the conclusions and answers the research question initially posed.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3089
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000438648-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,43 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.