Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3094
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha Filho, João Bernardes daen_US
dc.contributor.authorAlmeida, Marcus Mello deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:33Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:33Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3094-
dc.description.abstractA presente pesquisa se desenvolveu a partir da consideração inicial de que a promoção de propostas educativas inovadoras que consigam envolver o aluno de forma integral e ativa no próprio processo de aprendizagem, e que sensibilizem o aluno o envolvendo afetivamente, são fatores potencialmente decisivos na construção do conhecimento. Com isso, o trabalho avaliou a influência desse envolvimento emocional-afetivo em aulas em ambientes naturais desenvolvidas na disciplina de Biologia com alunos do ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Essa pesquisa tem um caráter bibliográfico, tomando como base principalmente a literatura contemporânea sobre o assunto, e a análise de dados obtidos de respostas dadas pelos alunos a um questionário elaborado especialmente para este fim, bem como a observação e registro das atitudes dos alunos, além de contar também com a experiência profissional do pesquisador como professor de Biologia. Os resultados obtidos evidenciaram que as aulas em ambiente natural levaram os alunos a se interessarem mais e, por consequência, estabelecerem melhores relações afetivas entre si, com o professor e com o conteúdo, favorecendo a aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research develops from the initial consideration of the promotion of innovative educational proposals they can engage students in an integral and active in their own learning process, and to sensitize the students emotionally involving, are potentially decisive factors in building knowledge. With this, the study evaluated the influence of emotional-affective classes in Natural Environments developed in the discipline of biology, with high school students from a private school in Porto Alegre. This research has a bibliographical character, based primarily contemporary literature on the subject, and analysis of data obtained from responses given by students to a questionnaire specially designed for this purpose, as well as the observation and recording of students' attitudes, and count also the researcher's experience as a professor of biology. The results showed that the classes in the natural environment have led students to become more interested and, consequently, better establish personal relationships with each other and with the teacher, encouraging learning.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectMOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectBIOLOGIA - ENSINOpt_BR
dc.titleAtividades em ambientes naturais e afetividade nas aulas de biologia: um estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000448391-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo755,55 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.