Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3100
Type: masterThesis
Title: Educação financeira: uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do aluno
Author(s): Stephani, Marcos
Advisor: Pinent, Carlos Eduardo da Cunha
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2005
Keywords: AUTONOMIA (EDUCAÇÃO)
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
CRIANÇAS - EDUCAÇÃO FINANCEIRA
EDUCAÇÃO
Abstract: Esta dissertação tem como tema central o processo de construção da autonomia do aluno. Dentro do Projeto de Educação Financeira, alvo da investigação desta dissertação, a construção da autonomia é favorecida por meio da forma participativa com que os alunos compartilham suas experiências entre si, entre eles e o professor e entre eles e suas famílias. A fim de clarear e embasar a construção da autonomia fundada na participação e na interdisciplinaridade, o texto traz, no primeiro capítulo, as concepções de alguns autores que fundamentam idéias da Educação Crítica, da Autonomia/Emancipação e da Interdisciplinaridade. No segundo capítulo descrevem-se o Projeto, a problemática do estudo, a metodologia e os sujeitos da pesquisa, bem como a metodologia de análise dos dados e os objetivos da pesquisa. O terceiro capítulo é o que extrai das entrevistas realizadas com os alunos participantes as suas idéias (impressões, representações) sobre o Projeto e as contribuições deste para suas vidas presente e futura. É uma interpretação das falas dos alunos, no intuito de compreender o que aconteceu durante o Projeto que tenha contribuído para sua formação acadêmica e pessoal.
Das zentrale Thema dieser Dissertation ist der Autonomieentwicklungsprozess des Schülers. Das Projekt zur Finanzerziehung, dass in dieser Dissertation untersucht ist, favorisiert die Entwicklung der Autonomie durch effektive Mitarbeit und Erfahrungsaustausch unter den daran beteiligten Schülern, Familien und Lehrern. Um die Autonmieentwicklung über Partizipation und Interdisziplinarität zu erklären und zu begründen, bietet dieser Text uns im ersten Kapitel die Konzepte einiger Autoren, die sich mit der Kritischen Pädagogik, der Emanzipation/Autonomie- und der Interdisziplinaritätsfrage beschäftigen dar. Im zweiten Kapitel, werden das Projekt, die Problematik, die Methodologie, die Subjekte der empirischen Forschung, wie auch die Methodologie der Datenanalyse und die Ziele der Forschung beschrieben. Das dritte Kapitel entnimmt aus den mit den Schülern durchgeführten Interviews ihre Vorstellungen (Repräsentationen und Eindrücke) über das Projekt, und seinen Beitrag für das gegenwärtige und künftige Leben der Schüler. Die Aussagen der Schüler werden interpretiert mit der Absicht, die Vorkommnisse des Projekts und ihren Beitrag zur akademischen und persönlichen Bildung zu untersuchen und letztendlich zu verstehen. ger
URI: http://hdl.handle.net/10923/3100
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000342428-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo380,56 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.