Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3394
Tipo: masterThesis
Título: As origens do método heideggeriano: o desenvolvimento das indicações formais
Autor(es): Missaggia, Juliana Oliveira
Orientador: Stein, Ernildo Jacob
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: FILOSOFIA
HEIDEGGER, MARTIN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
FENOMENOLOGIA
MÉTODO
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento da noção de indicação formal (formale Anzeige) nos cursos heideggerianos dos anos 20, procurando, através desse tema central, determinar sua relação com a concepção de filosofia pregada por Heidegger nesse período. Procuramos mostrar como as indicações formais surgem como uma alternativa metodológica para o tratamento do problema da vida fáctica, questão que a fenomenologia husserliana parecia não resolver. Para tanto, analisamos primeiramente as características fundamentais da vida fáctica, as principais dificuldades na sua apreensão filosófica e a crítica de Heidegger em relação às tentativas puramente teóricas de tratar da questão. Após essas primeiras considerações, são desenvolvidos em traços gerais os fundamentos do novo método, procurando demonstrar sua vantagem em relação às propostas criticadas. A exposição, realizada a seguir, de algumas das principais influências filosóficas que motivaram a formulação das indicações formais, servirá como um esclarecimento de suas funções e intenção. Veremos, então, como o método indicativo-formal mantém uma relação com o Dasein e busca seus fundamentos no modo de ser deste ente. Por fim, analisamos a utilização do método em Ser e Tempo, apresentando exemplos concretos de sua aplicação.
This work aims to examine how the notion of formal indication (formale Anzeige) was developed by Heidegger in his lectures delivered during the 1920’s. Taking this notion as our chief topic, we attempt to determine its relation to the conception of philosophy put forth by the author during that period. We proceed to explain how formal indications are construed so as to provide a methodological alternative way of addressing the problem of factical life – an issue that the Husserlian phenomenology seemed not to have solved. In order to do so, we first analyze the basic features of factical life, the prominent difficulties in its philosophic apprehension, as well as Heidegger’s criticism concerning the approaches to the issue that would amount to be purely theoretical ways of addressing it. Next, we sketch in outline the groundwork of that new method, endeavoring to establish its merit over those of the criticized views. As a further clarification of the functions and purpose of formal indications, we then go on to present some of the main philosophical influences motivating the statement of that notion. Up to that point, an appreciation is achieved of how the formal-indicative method relates to, and borrows its grounding from the mode of being of, Dasein. Finally, we focus on the method’s placement in Being and Time, thus providing our analysis with concrete examples of its application.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3394
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000430302-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo886,87 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.