Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/3676
Tipo: doctoralThesis
Título: A concepção de envelhecimento de idosos institucionalizados
Autor(es): Massaia, Éverton
Orientador: Souza, Valdemarina Bidone de Azevedo e
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Data de Publicação: 2005
Palavras-chave: MEDICINA
GERIATRIA
GERONTOLOGIA
ENVELHECIMENTO
IDOSOS
CULTURA
INSTITUCIONALIZAÇÃO
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo propor pontos de referência para a compreensão dos temas que permearam as construções das concepções de envelhecimento concomitante à identificação de características do contexto de vida de idosos institucionalizados, análise da concepção de envelhecimento desses idosos e as convergências e divergências entre estas concepções. O estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, de natureza dialógica, teve como participantes nove idosos de duas instituições geriátricas da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, sendo cinco idosos da instituição A e quatro idosos da instituição B. A coleta de dados foi realizada a partir da história de vida dos participantes, utilizando-se entrevistas narrativas para estimular os entrevistados a contarem suas histórias. Uma adaptação da proposta de Schütze foi usada para análise das histórias de vida. Autores como Becker, Bauer, Gaskell e Morin orientaram a metodologia, assim como Morin, Stuart- Hamilton e Néri auxiliaram a fundamentar a discussão. As histórias foram divididas em unidades contextuais, identificando-se os temas família, procriação, relacionamentos afetivos, trabalho, religião, sabedoria, limitações, viuvez e morte, solidão e institucionalização o que permitiu identificar dimensões emergentes. As dimensões identificadas foram a psicossocial, a biolólogica e a étnica-cultural nas concepções de envelhecimento dos idosos da instituição A e a psicossocial, a biológica e a cultural nas concepções de envelhecimento dos idosos da instituição B.Os objetivos do estudo foram alcançados, permitindo confirmar a Tese norteadora da pesquisa uma vez que emergiu a dimensão étnica-cultural evidenciada pela história social dos idosos da instituição A, não emergindo na instituição B. Foi possível, assim, apresentar pontos de referência para discussão de uma educação gerontológica, baseada nas idéias de Morin voltada para as demandas futuras.
This research aims at presenting references that enable the understanding of the themes that surround the aging process concept-building in parallel to the identification of the characteristics on the life context of institutionalized elderly people, to the analysis of the aging process concepts of these people and to the similarities and differences among such concepts. This study was developed in a qualitative approach based on the analysis of the registered dialogues of nine elders from two different gerontology homes in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul state, Brazil (five elders from institution A and four from institution B as referred in the present study). Data were collected from the life stories of each participant by means of narrative interviews used in order to stimulate the interviewees to disclose their stories. An adaptation of Schütse´s proposition was used to analyze their life stories. Theories such as Becker’s, Bauer’s, Gaskell’s and Morin’s guided the methology, as much as Morin’s, Stuart-Hamilton’s and Néri’s helped to scaffold the discussion. The stories were divided in contextual unities; subjects such as family, procreation, relationships, work, religion, wisdom, limitations, widowing and death, loneliness and institutionalization were identified in order to allow the identification of emerging dimensions. The identified dimensions were the psychosocial, biological and ethnic-cultural ones in the institution A elder’s aging process conceptions and the psychosocial, biological and cultural ones in the institution B elder’s aging process conceptions.The study’s purposes were reached; it was possible to confirm the research’s core thesis since the ethnic-cultural dimension from the institution A elders emerged while the same phenomenon did not occur in institution B elders. Thus, it was possible to display references to the discussion of a gerontological education towards the future needs based on Morin’s ideas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3676
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