Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3783
Tipo: masterThesis
Título: Sobre as ruínas da velha matriz: religião e política em tempos de ferrovia : Santa Maria 1884-1897
Autor(es): Karsburg, Alexandre de Oliveira
Orientador: Flores, Moacyr
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: SANTA MARIA (RS) - HISTÓRIA
ESTRADAS DE FERRO - RIO GRANDE DO SUL
Resumo: A chegada da ferrovia, no início da década de 1880, transformou a vila de Santa Maria da Boca do Monte em um dos locais mais prósperos e importantes do interior sul-rio-grandense. Hábitos e costumes identificados ao passado foram questionados por aqueles que queriam ver Santa Maria alçada aos tempos do Progresso. A religiosidade popular e suas várias devoções, bem como a velha matriz católica em ruínas, eram indícios e símbolo que se buscava modificar ou apagar. Esse processo de transformações foi capitaneado por autoridades públicas e profissionais urbanos preocupados em criar uma imagem de cidade moderna. Por outro lado, havia o clero local e o bispado em Porto Alegre que não aceitaram ver a Igreja Católica retirada do centro das decisões. De 1884 a 1897, recorte temporal de nosso trabalho, ocorreu uma série de conflitos envolvendo autoridades municipais, párocos, bispos e também luteranos e maçons. A ferrovia fez com que o espaço urbano de Santa Maria se tornasse complexo, gerando uma diversidade cultural difícil de ser analisada pela simples oposição entre católicos e liberais, ou ainda, entre forças conservadoras e modernas. Os documentos, registros, cartas, ofícios e artigos em jornais que serviram de fonte para a presente pesquisa, trazem o ponto de vista dos atores participantes desse processo, onde as versões e as representações são, muitas vezes, antagônicas. Para entendermos esse “universo” de posições, partimos do local, e somente depois procuramos interagir com questões mais amplas, num constante exercício de variação de escalas. Essa técnica nos permitiu ver a simultaneidade do social, compreendendo que os acontecimentos possuem causas variadas, e só podem ser explicados se levarmos em conta a multiplicidade de uma sociedade que surgia após a chegada da ferrovia.
In the 1880’s, the arrival of railroads transformed the Santa Maria da Boca do Monte village into one of the most important and prosperous cities in Rio Grande do Sul countryside. Former habits and customs were extensively discussed by the citizens who would like to introduce the community to the Progress age. The popular religious tendency and their devotions, as well the deterioration of the old church, were a fact and a symbol that should be extinguished and could be faded away. Local authorities and urban professionals started and directed a complex process aiming to build for the city mood a modern environment. On the other hand, local clergymen and the diocese of Porto Alegre did not accept that Catholics were not an active force in the center of the developing process. The present study comprised the period from 1884 to 1897. It was marked by constant conflicts among local authorities, priests, diocesan bishops, Lutherans and masons. The advent of the railway brought particular complexities to the Santa Maria urban space. So the recent cultural diversity could not only be analyzed by a simple confrontation between Catholic and Liberals’ creeds as well as between the conservers and modernists ideas. In this research, the reviewed documents – notes, letters, official letters and newspaper articles – showed the participants’ point of view, exploring people’s versions and performances, in antagonistic ways. The constant variation in the facts‘ scale of perception was employed in order to understand the different opinions. According to this evaluation each single event was a beginning snapshot. The events’ interactions were further conduced to a widest analysis. The described technique allowed us to understand the social simultaneities, where the facts could have multiple origins.A concrete explanation to these facts was only achieved when the social diversity caused by the railway advent was considered.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3783
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