Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3955
Tipo: masterThesis
Título: Ser músico e viver da música no Brasil: um estudo da trajetória do centro musical Porto-Alegrense (1920-1933)
Autor(es): Simões, Julia da Rosa
Orientador: Kern, Maria Lúcia Bastos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: HISTÓRIA
MÚSICA - PORTO ALEGRE - HISTÓRIA E CRÍTICA
MÚSICOS BRASILEIROS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
PORTO ALEGRE - HISTÓRIA - SÉCULO XX
MÚSICA - BRASIL
Resumo: Cette étude examine la tradition de la formation du musicien et de son statut social, autant que l'histoire de la professionnalisation de la catégorie au Brésil, analysant la trajectoire d'une entité musicale des années 1920. Dans le cadre des chances de travail pour les musiciens à l'époque, l'étude portera sur le Centro Musical Porto-Alegrense (1920-1933), institution de type sindicale qui mantien des actions d’assistance, de prévoyance et de sécurité sociale, et vise à développer le goût artistique et musicale de la population de la ville de Porto Alegre au moyen de concerts symphoniques de musique classique. Les membres du Centro Musical cherchent à se définir professionnelement dans le monde du travail: parmi les plusieurs tentatives pour réglementer le marché dans lequel ils opèrent, les sujets obtiennent une intense collaboration des musiciens de la ville pour l'organisation de leurs propres orchestres, et donc établissent des relations plus indépendantes – professionnelles et musicales – avec le public.
Esta dissertação analisa a tradição da formação do músico e da condição social deste, por um lado, e a história da profissionalização da categoria no Brasil, por outro, mediante a análise da trajetória de uma entidade musical da década de 1920 (sobretudo por meio de estatutos e livros de atas). No quadro das chances de ocupação profissional para os músicos (remuneradas, estáveis ou não, exclusivas ou não) naquele momento - o teatro de revista, as casas de música, a gravação, o cinema silencioso, o rádio em seus primórdios e o professorado -, o estudo tratará do Centro musical Porto-Alegrense (1920-1933), associação de caráter sindical, que mantém ações assistencialistas e previdenciárias, mas também de caráter educativo e agenciador, que procura desenvolver o gosto artístico-musical da população da cidade de Porto Alegre através de concertos sinfônicos de música erudita. Os membros do Centro Musical procuram se definir profissionalmente no mundo do trabalho, tentando se afastar das décadas passadas do século anterior, em que a esteve ligada sobretudo ao amadorismo e ao diletantismo doméstico. Dentre várias tentativas de regulação do mercado em que se inserem, procuram produzir uma intensa colaboração da categoria para a organização de suas próprias orquestras, e, portanto, para o estabelecimento de relações mais independentes-profissionais e musicais-com o público. 0 Centro Musical pode ser considerado, no que teve de mais importante, uma associação privada em busca de reconhecimento público à profissão. Para isso, procurou controlar uma fatia do mercado musical da cidade de Porto Alegre sobretudo através do agenciamento de colocações para seus associados. Quando se torna sindicato, em 1934, acaba adquirindo reconhecimento oficial. Filiando este trabalho ao que se passou a chamar de História Social da Música, a análise mostrará com os músicos trabalhavam enquanto agentes realmente ativos da vida musical da sociedade e, portanto, desta como um todo.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3955
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000431028-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,22 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.