Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/4005
Tipo: masterThesis
Título: A definição como recurso linguístico e sua relação com a formação de conceitos científicos no ensino fundamental
Autor(es): Rowell, Vania Morales
Orientador: Poersch, José Marcelino
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: LINGUÍSTICA
ENSINO FUNDAMENTAL
PORTUGUÊS - ENSINO
APRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
COGNIÇÃO
CONCEITOS (LINGUÍSTICA)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo examinar teórica e metodologicamente a relação existente entre a definição, como texto/discurso, e o processo de formação de conceitos científicos, mais especificamente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem das quatro séries finais do Ensino Fundamental. Vislumbro a possibilidade de que a definição constitua-se, por um lado, eficaz instrumento de avaliação dos conceitos científicos formados ao longo dessas séries e, por outro, elemento didática e cognitivamente mediador na formação de novos conceitos científicos em todas as disciplinas que compõem o currículo do referido nível de ensino.
El presente trabajo tiene por objetivo examinar teórica y metodológicamente la relación existente entre la definición, como texto/discurso, y el proceso de formación de conceptos científicos, más específicamente a lo que dice respecto al proceso de enseñanza-aprendizaje de los cuatro años finales de la Enseñanza Básica. Vislumbro la posibilidad de que la definición se constituya, por un lado, eficaz instrumento de evaluación de los conceptos científicos formados a lo largo de esos años y, por otro lado, elemento didáctica y cognoscitivamente mediador en la formación de nuevos conceptos científicos en todas las disciplinas que componen el currículo del referido nivel de enseñanza.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4005
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388587-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo386,46 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.