Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4008
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScherer, Lilian Cristineen_US
dc.contributor.authorKnecht, Fernandaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:00:37Z-
dc.date.available2013-08-07T19:00:37Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4008-
dc.description.abstractEsta dissertação teve o objetivo de investigar o papel do feedback corretivo fornecido pela professora e por colegas a textos escritos por estudantes de inglês como segunda língua em um curso privado de idiomas. Os objetivos do trabalho eram verificar qual o impacto do feedback corretivo no desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos; avaliar se o fato de o aluno fornecer feedback ao texto de um colega faria com que o aluno corretor apresentasse desenvolvimento em suas próprias produções e, finalmente, analisar qual grupo apresentaria melhora mais interessante em suas produções, se aquele que apenas recebeu feedback ou aquele que recebeu e forneceu feedback. Os resultados gerais mostram que todosos alunos que analisaram o feedback recebido apresentaram desenvolvimento positivo em suas produções textuais subsequentes. Por outro lado, aqueles alunos que, por algum motivo, não reescreveram seus textos e nem mesmo analisaram a correção recebida não apresentaram desenvolvimento na mesma proporção que os demais colegas. Embora o fato de os alunos terem corrigido textos dos colegas possa ter contribuído para o desenvolvimento de suas próprias escritas, mais estudos se fazem necessários para melhor verificação dessa hipótese.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to investigate the role of corrective feedback provided by the teacher and classmates to texts written by students of English as a second language in a private languages course. The main goals of the study were to investigate the impact of corrective feedback over the development of students written skills; evaluate if the fact of providing feedback to the classmates' texts would help students improve their textual productions and, finally, analyze which group of students would present better results on their subsequent texts, if those who just received feedback or those who received and provided corrective feedback. General results show that all students who analyzed feedback presented a positive development on their subsequent writings. On the other hand, those students that neither analyzed feedback nor rewrote their texts did not present development as much as the others. Although providing feedback may have helped students improve their written skills, further studies are necessary to better verify this hypothesis.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUApt_BR
dc.subjectESCRITApt_BR
dc.titleO efeito do feedback corretivo na aquisição de escrita em segunda línguapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000437434-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,96 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.