Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4019
Tipo: doctoralThesis
Título: A polifonia do olhar
Autor(es): Heringer, Nídia
Orientador: Assis Brasil, Luiz Antonio de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: TEORIA LITERÁRIA
NARRATIVA LITERÁRIA
LEITURA
ESTÉTICA (LITERATURA)
LEITURA - ASPECTOS SOCIAIS
Resumo: The presented thesis claims to the dialectic operation from a “polyphony of the look” and, through this proposal, shows how multiple in meaning are the narratives, beyond agree itself directly with the cultural context of the present time. The look is, in this proposal, considered a flexible vector that instruments itself to (re) elaborate by the said and writing word, new literary and cultural panels. The selected theoretical suplements link themselves to the textual plurality and enclose the fields of history and many" lines" of the theory of literature. The selected narratives are analyzed with the intent of attest the pertinence of the developed idea and therefore, already aware of the" polyphony look". Here they are the"hibridization look" of O queijo e os vermes; the"broken pacts look" that O resto é silêncio extends; Terra Papagalli and"genealogy look"; the"absent looks" of the Ensaio sobre a cegueira and the"errant look" situated by Imitação da morte.
A tese apresentada postula a vigência dialética de uma “polifonia do olhar” e, através dessa proposição, mostra o quão múltiplas em significação são as narrativas, além de coadunar-se diretamente com o contexto cultural da atualidade. O olhar é, nessa proposta, considerado um vetor flexível que se instrumentaliza para (re)elaborar, pela palavra dita e escrita, novos painéis literários e culturais. Os aportes teóricos seleciona-dos concatenam-se à pluralidade textual e abrangem os campos da história e várias “linhas” da teoria da literatura. As narrativas selecionadas são analisadas com o intento de evidenciar a pertinência da idéia desenvolvida e, por conseguinte, já construtos do “olhar polifônico”. Aqui estão o “olhar hibridação” de O queijo e os vermes; o “olhar pactos rompidos” que O resto é silêncio dimensiona; Terra papagalli e um “olhar genealogia”; os “olhares ausentes” do Ensaio sobre a cegueira e o “olhar errante” situado por Imitação da morte.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4019
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000387987-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo791,74 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.