Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4059
Tipo: doctoralThesis
Título: Perfil do professor-leitor de poesia: experiências de leitura de professores de Santa Maria – RS
Autor(es): Caldeira, Evandro Weigert
Orientador: Aguiar, Vera Teixeira de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: POESIA E ENSINO
LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA - ENSINO MÉDIO
LEITURA - PROFESSORES
LEITORES - FORMAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo: Esta investigação propõe-se a analisar o professor enquanto leitor de poesia, em uma pesquisa de campo aplicada a docentes da área de Letras, que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na cidade de Santa Maria – RS. O trabalho pretende verificar a presença de textos poéticos como leitura do professor e de que forma ele utiliza poemas em sala de aula. Para isso, levam-se em conta aspectos como a capacidade que esse profissional tem de buscar textos poéticos e de selecioná-los segundo seus interesses e suas necessidades. Além disso, procura-se analisar se o professor sabe dialogar com os poemas e se sabe trocar informações com outros leitores. A partir disso, pretende-se traçar um perfil do professor como leitor de poesia, com base no seu histórico de vida cultural e profissional. Como aporte teórico, enfocam-se a sociologia da leitura, a leitura e a formação do leitor e teorias do texto poético. De forma a comprovar os objetivos da pesquisa, são aplicados dois instrumentos, uma ficha de dados pessoais e um questionário semi-estruturado, a vinte e um professores que compõem a amostra desta pesquisa. Dessa forma, pretende-se contribuir para os trabalhos que buscam alternativas para a qualificação do professor enquanto leitor de poesia e profissional capaz de trabalhar com textos poéticos em sala de aula de uma maneira adequada.
This inquiry considers to analyze the teacher while reader of poetry, in one applied research of field the teachers of the area of Letters, that act in First Degree and High School of the city of Santa Maria - RS. The work intends to verify the presence of poetical texts as reading of the teacher and of that forms it uses poems in classroom. For this, aspects are taken in account as the capacity that this professional has to search poetical texts and to select them according to its interests and its necessities. Moreover, it is looked to analyze if the teacher knows to dialogue with poems and if he knows to change information with other readers. With base in this, it is intended to trace a profile of the teacher as reader of poetry, on the basis of its description of cultural and professional life. As it arrives in port theoretical, it is focused sociology of the reading, the reading and the formation of the reader and theories of the poetical text. To prove the objectives of the research, two instruments are applied, a fiche of personal data and a halfstructuralized questionnaire, to twenty-one teachers who compose the sample of this research. Thus, it is intend to contribute to works that search alternatives for the qualification of the teacher while reader of poetry and professional capable to work with poetical texts in classroom in an adequate way.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4059
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000399586-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo843,63 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.