Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4067
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dc.contributor.advisorAssis Brasil, Luiz Antonio deen_US
dc.contributor.authorOliveira, Marina deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:01:10Z-
dc.date.available2013-08-07T19:01:10Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4067-
dc.description.abstractO foco da tese consiste na análise do protagonismo dos miseráveis na dramaturgia brasileira das décadas de 1950 e 1960, seus conflitos de classe e suas relações com distintos espaços de significação social. Para tal objetivo, a pesquisa estrutura-se a partir da identificação de três vertentes espaciais de representação: a primeira delas – composta por Auto da Compadecida, Morte e vida severina e Vereda da salvação – abarca as figuras dramáticas carentes que habitam pequenas vilas ou territórios do universo campestre (eixo rural); a segunda – Orfeu da Conceição, Pedro Mico e Gimba – refere-se a personagens desprovidas de recursos que moram na periferia das cidades (eixo da favela); e a terceira – Quarto de empregada, A invasão e O abajur lilás – retrata a situação de indivíduos que, em busca de sustento, trabalham em subempregos ou exercem atividades degradantes nos centros urbanos (eixo da cidade). Acrescenta-se, ainda, que apesar de utilizar a contribuição de vários pensadores, o estudo vale-se, essencialmente, das teorias de dois antropólogos brasileiros: Darcy Ribeiro e Roberto DaMatta.pt_BR
dc.description.abstractThe focus of the thesis is the analysis of the role of the miserable characters of the Brazilian drama of the 1950’s and 1960’s, its class conflicts and its relations with different spaces of social significance. For this purpose, the research is structured from the identification of three spatial aspects of staging: the first – Auto da Compadecida, Morte e vida severina e Vereda da salvação – covers the poor dramatic figures who inhabit small villages or territories of the countryside universe (rural axis); the second – Orfeu da Conceição, Pedro Mico e Gimba – refers to destitute characters who live on the outskirts of the cities (slum axis); and the third – Quarto de empregada, A invasão e O abajur lilás – portrays the situation of individuals who, in search for sustenance, are underemployed or engaged in degrading activities in the urban centers (city axis). It also adds that, although using the contribution of various thinkers, the study essentially makes use of the theories of two Brazilian anthropologists: Darcy Ribeiro and Roberto DaMatta.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTEATRO BRASILEIRO - SÉCULO XX - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectTEORIA LITERÁRIApt_BR
dc.subjectPOBREZA (LITERATURA)pt_BR
dc.titleO espaço dos miseráveis no teatro brasileiro nas décadas de 1950 e 1960pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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