Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4171
Tipo: masterThesis
Título: Elevação das vogais médias átonas finais e não finais no português falado em Rincão Vermelho - RS
Autor(es): Silva, Susiele Machry da
Orientador: Brescancini, Cláudia Regina
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: LINGUÍSTICA
PORTUGUÊS - FONÉTICA - RIO GRANDE DO SUL
VARIAÇÃO (LINGUÍSTICA)
Resumo: O presente estudo insere-se na área temática de Variação Lingüística e tem por objetivo descrever e analisar o processo de elevação das vogais médias átonas /e/ e /o/, finais e não finais, no português falado em Rincão Vermelho - RS, comunidade que faz fronteira com a Argentina. A amostra para a realização da pesquisa, constituída por catorze informantes, foi obtida a partir de entrevistas de experiência pessoal e da aplicação de um instrumento com perguntas diretas, destinado à coleta de proparoxítonas. Os resultados da análise estatística revelaram que o alçamento das vogais médias /e/ e /o/ em posição final e não final ocorre variavelmente, sendo que o alçamento de /o/ é mais freqüente que o alçamento de /e/ em ambas as posições. Foram selecionadas como relevantes para o alçamento de /e/ em posição final as variáveis Contexto Vocálico da Tônica, Contexto Precedente, Tipo de Sílaba, Contexto Seguinte, Localização da Postônica, Classe Gramatical, Sexo e Escolaridade. Para a vogal /o/, nessa mesma posição, mostraram-se relevantes as variáveis Contexto Vocálico da Tônica, Contexto Precedente, Tipo de Sílaba, Contexto Seguinte, Localização da Postônica, Classe Gramatical, Sexo, Idade e Escolaridade.Entre os condicionadores lingüísticos e sociais, mostraram-se mais relevantes ao alçamento de ambas as vogais a variável lingüística Contexto Vocálico da Tônica e a variável social Escolaridade. No que refere-se às vogais em posição postônica não final, foram selecionadas como relevantes as variáveis Tipo de Postônica, Contexto Precedente, Contexto Seguinte, Contexto Vocálico da Tônica, Localização da Postônica, Tipo de Entrevista e Sexo. Os resultados indicam ainda que o alçamento em posição não final atinge mais a vogal média /o/ do que a vogal média /e/. Há indícios de que a variação das vogais nessa posição não é regular e ocorre mais facilmente em determinados vocábulos.
El presente estudio se inserta en el área temática de la Variación Lingüística. Su objetivo es describir y analizar el proceso de elevación de las vocales medias /e/ y /o/, finales y no finales, en el portugués hablado en Rincão Vermelho – RS, comunidad ubicada en la frontera con la Argentina. La muestra para la realización de la investigación, constituída por catorce informantes, fue obtenida a partir de entrevistas de experiencia personal y de la aplicación de un instrumento con cuestiones directas, destinado a la obtención de palabras proparoxítonas. Los resultados del análisis revelaron que el alzamiento de las vocales medias /e/ y /o/ en posición final y no final es una ocurrencia variable, siendo que el alzamiento de /o/ es más frecuente que el alzamiento de /e/ en ambas las posiciones. Fueron selecionadas como relevantes para el alzamiento de /e/ en posición final las variables Contexto Vocálico de la Tónica, Contexto Precedente, Tipo de Sílaba, Contexto Siguiente, Localización de la Postónica, Clase Gramatical, Sexo y Escolaridad. Para la vocal /o/, en esa misma posición, se mostraron relevantes las variables Contexto Vocálico de la Tónica, Contexto Precedente, Tipo de Sílaba, Contexto Siguiente, Localización de la Postónica, Clase Gramatical, Sexo, Edad y Escolaridad.Entre los condicionantes lingüísticos y sociales, se mostraron más relevantes al alzamiento de ambas las vocales la variable Contexto Vocálico de la Tónica y la variable social Escolaridad. En lo que respecta a las vocales en posición postónica no final, fueron selecionadas como relevantes las variables Tipo de Postónica, Contexto Precedente, Contexto Siguiente, Contexto Vocálico de la Tónica, Localización de la Postónica, Tipo de Entrevista y Sexo. Los resultados indican aún que el alzamiento en posición no final atinge más la vocal media /o/ que la vocal media /e/. Hay indicios de que la variación no es regular y ocurre más facilmente en determinados vocablos. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4171
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000413258-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,58 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.