Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4233
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMello, Ana Maria Lisboa deen_US
dc.contributor.authorKlauck, Ana Paulaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:02:41Z-
dc.date.available2013-08-07T19:02:41Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4233-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar as características da poesia infantil contemporânea (abrangendo obras de 1996 em diante) e sua relação com o leitor-criança a que se destina. Por meio de um levantamento teórico e de um estudo de quatro obras poéticas consideradas representativas (Um passarinho me contou, de José Paulo Paes, Pequenas observações sobre a vida em outros planetas, de Ricardo Silvestrin, Um gato chamado Gatinho, de Ferreira Gullar e Poesia é fruta doce e gostosa, de Elias José), o trabalho traça o caminho da poesia ao dirigir-se ao leitor infantil e ao promover uma comunicação com ele. Os capítulos que fazem parte desta produção abordam os aspectos lingüísticos, imagéticos e a questão da voz poética em suas relações com o leitor, através do levantamento de teorias acerca do texto lírico e da produção literária infantil. Os estudos apresentados neste trabalho são ilustrados por análises dos poemas das obras selecionadas.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to analyze the characteristics of contemporary children’s poetry and their relationship to the child-reader it intends to address. With a theoretical study and an analysis of four poetic pieces considered representative (Um passarinho me contou, by José Paulo Paes, Pequenas observações sobre a vida em outros planetas, by Ricardo Silvestrin, Um gato chamado Gatinho, by Ferreira Gullar e Poesia é fruta doce e gostosa, by Elias José), the paper tracks the path poetry uses to address to the young reader, as well as to communicate with him/her. The chapters that constitute this paper approach linguistic, imagistic, and poetic voice aspects and their connection to the reader, using a group of theories that study the lyric text and children’s literature. These studies are all illustrated by an analysis of poems from the selected pieces.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLITERATURA INFANTIL BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectPOESIA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectLEITURApt_BR
dc.subjectLINGUAGEMpt_BR
dc.subjectIMAGEMpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleA poesia fala com a criança: uma reflexão sobre as características da poesia infantil e sua relação com o leitorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000410453-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,21 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.