Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mello, Ana Maria Lisboa de | en_US |
dc.contributor.author | Klauck, Ana Paula | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T19:02:41Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T19:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/4233 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar as características da poesia infantil contemporânea (abrangendo obras de 1996 em diante) e sua relação com o leitor-criança a que se destina. Por meio de um levantamento teórico e de um estudo de quatro obras poéticas consideradas representativas (Um passarinho me contou, de José Paulo Paes, Pequenas observações sobre a vida em outros planetas, de Ricardo Silvestrin, Um gato chamado Gatinho, de Ferreira Gullar e Poesia é fruta doce e gostosa, de Elias José), o trabalho traça o caminho da poesia ao dirigir-se ao leitor infantil e ao promover uma comunicação com ele. Os capítulos que fazem parte desta produção abordam os aspectos lingüísticos, imagéticos e a questão da voz poética em suas relações com o leitor, através do levantamento de teorias acerca do texto lírico e da produção literária infantil. Os estudos apresentados neste trabalho são ilustrados por análises dos poemas das obras selecionadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to analyze the characteristics of contemporary children’s poetry and their relationship to the child-reader it intends to address. With a theoretical study and an analysis of four poetic pieces considered representative (Um passarinho me contou, by José Paulo Paes, Pequenas observações sobre a vida em outros planetas, by Ricardo Silvestrin, Um gato chamado Gatinho, by Ferreira Gullar e Poesia é fruta doce e gostosa, by Elias José), the paper tracks the path poetry uses to address to the young reader, as well as to communicate with him/her. The chapters that constitute this paper approach linguistic, imagistic, and poetic voice aspects and their connection to the reader, using a group of theories that study the lyric text and children’s literature. These studies are all illustrated by an analysis of poems from the selected pieces. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA | pt_BR |
dc.subject | POESIA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA | pt_BR |
dc.subject | LEITURA | pt_BR |
dc.subject | LINGUAGEM | pt_BR |
dc.subject | IMAGEM | pt_BR |
dc.subject | COMUNICAÇÃO | pt_BR |
dc.title | A poesia fala com a criança: uma reflexão sobre as características da poesia infantil e sua relação com o leitor | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|