Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4262
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Campos daen_US
dc.contributor.authorSantos, Luiza Helena Müller dosen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:02:55Z-
dc.date.available2013-08-07T19:02:55Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4262-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral descrever e ilustrar as teorias inferenciais, dentro da interface interna semântico-linguistica, e evidenciar o efeito humorístico como benefício cognitivo, principalmente, quando este se dá por meio do uso da retórica. O objeto de estudo principal desta pesquisa é o processo inferencial, do qual resultam efeitos cômicos veiculados em mídias de comunicação em massa, como as televisivas e as virtuais. A fundamentação teórica contempla as teorias sobre os processos cognitivos inferenciais e teorias comunicação e retórica segundo a Metateoria das Interfaces Externas e Internas, desenvolvida por Costa (2008/2009), assim, este trabalho parte da interface externa Linguística/Cognição/Comunicação para dar seguimento à pesquisa. Assim, as interfaces são construídas a partir da Teoria Inferencial das Implicaturas e Teoria da Comunicação de Grice (1957/1975), da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986/1995/2008), da Teoria das Implicaturas Conversacionais Generalizadas de Levinson (2000), de Teoria do Diálogo por Costa (2008/2009/2010); das considerações sobre retórica sob o ponto de vista de Reboul (2000) e das considerações sobre comunicação em massa seguindo Marshall Mcluhan. Através das interfaces, é possível descrever, ilustrar e estudar o fenômeno do humor retórico na mídia brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to describe and illustrate the general inferential theories within the semantic-linguistic internal interface, and highlight the humor as a cognitive benefit, especially when this is done through the use of rhetoric elements. The main object of this research is to study the inferential process, which resulted comic effects inside a mass media channel, as TV or internet. The theoretical framework focuses on the theories about inferential processes and rhetorical communication theories according to the External and Internal Interfaces Metatheory, developed by Costa (2008/2009), so this work uses the external interface Language / Cognition / Communication to build the survey. Thus, the interfaces are based on Grice's Inferential Theory of Communication and the Theory of Implicatures (1957/1975), the Relevance Theory by Sperber and Wilson (1986/1995/2008), the Theory of Generalized Conversational Implicatures by Levinson (2000), the Dialogue Theory by Costa (2008/2009/2010). This dissertation also considers the elucidation of the rhetoric usage from the point of view Reboul (2000) and the mass communication explanation according to Marshall McLuhan. Through the interfaces, it is possible to describe, illustrate and study the phenomenon of rhetorical humor in the Brazilian media.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectINFERÊNCIApt_BR
dc.subjectRETÓRICApt_BR
dc.subjectMÍDIApt_BR
dc.subjectHUMORpt_BR
dc.titleSendo engraçado e persuasivo: um estudo sobre as inferências do humor retóricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000437572-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo843,25 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.