Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/452
Tipo: masterThesis
Título: Efeito do ultrassom na limpeza de canais radiculares de dentes bovinos infectados in vitro por Enterococcus faecalis
Autor(es): Gründling, Grasiela Sabrina Longhi
Orientador: Figueiredo, José Antonio Poli de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: ODONTOLOGIA
ENDODONTIA
PERIODONTIA
TRATAMENTO DE CANAL RADICULAR
Resumen: Introdução: O propósito deste estudo foi avaliar, in vitro, o efeito da agitação do hipoclorito de sódio e do EDTA com o ultrassom, em canais radiculares de dentes bovinos infectados com Enterococcus faecalis.Métodos: Foram utilizados 84 incisivos bovinos, os quais foram inoculados com E. faecalis, permanecendo em cultivo por 50 dias para formação do biofilme. Os dentes foram divididos em quatro grupos: grupo 1, controle, não recebeu tratamento; grupo 2, irrigação ultrassônica passiva com água destilada; grupo 3, irrigação convencional com hipoclorito de sódio + EDTA; grupo 4, irrigação ultrassônica passiva com hipoclorito de sódio + EDTA. Foram realizados testes microbiológicos com contagem de unidades formadoras de colônias e análise em microscópio eletrônico de varredura (MEV).Resultados: No teste microbiológico, os grupos que utilizaram hipoclorito de sódio (grupos 3 e 4) não apresentaram crescimento bacteriano. Houve diferença significativa entre os grupos 1 e 2, e entre estes grupos e os grupos 3 e 4. Na análise em MEV, na luz do canal, não houve diferença significativa entre os grupos 3 e 4, porém estes foram diferentes dos grupos 1 e 2. O grupo 1 foi significativamente diferente do grupo 2. Na interface canal/túbulos dentinários não houve diferença significativa entre os grupos.Conclusões: O ultrassom pode ser um auxiliar na limpeza do canal radicular, porém, o papel principal na eliminação das bactérias é exercido pela solução irrigadora.
URI: http://hdl.handle.net/10923/452
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
430706.pdfTexto Completo2,59 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.