Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5280
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dc.contributor.advisorZilles, Urbanoen_US
dc.contributor.authorZolin, Lúcia Inês Ugoski Volcanen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:11:39Z-
dc.date.available2013-08-07T19:11:39Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5280-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado é o resultado de um estudo realizado sobre o pensamento da Igreja Católica a respeito da comunicação social, a partir da analise de documentos pontifícios que tratam deste tema e que foram publicados a partir da invenção da tipografia. Tal análise tem por objetivo entender qual o posicionamento da Igreja sobre a comunicação social, sobretudo, a que se desenvolve mediante o uso de diferentes recursos e instrumentos. O primeiro capítulo, além de descrever o que a Igreja pensa sobre a comunicação humana, também registra elementos teológicos que podem contribuir para a compreensão deste fenômeno. No segundo capítulo serão expostos os principais documentos publicados entre a época da invenção da prensa até o pontificado de João XXIII, na fase que antecedeu o Concílio Vaticano II. O terceiro capítulo trabalhará, na sequência, o pensamento pósconciliar. E, por fim, no quarto capítulo analisaremos a compreensão que a Igreja tem sobre o uso dos mass media para a evangelização. Disposta a superar as deficiências, hoje, a Igreja busca articular-se de forma sistemática, sobretudo através da Pastoral da Comunicação. Pastoral integradora, que deve perpassar todas as atividades eclesiais.pt_BR
dc.description.abstractThis present dissertation is the result of a study about the thoughts of the catholic Church regarding social communication with basis on the analysis of pontifical documents dealing with this subject and which have been published since the invention of printing. Such analysis has the purpose of understanding the position of the Church on social communication, particularly the one that develops by means of different resources and instruments. The first chapter, besides describing what the thought of the Church is about human communication, also registers the theological elements that may contribute to the understanding of this phenomenon. The second chapter presents the main documents published between the time when printing was invented until the pontificate of John XXIII, in the period prior to the II Vatican Council. The third chapter focuses, in sequence, on the post council thought. Finally, in the fourth chapter, it is analysed the understanding that the Church has about the use of mass media for evangelization. Concerning mass media, however, the Church acknowledges failures. Willing to overcome the flaws, the Church of today seeks to articulate in a systematic way, mainly through the Communication Pastoral Service, an integrating pastoral service to permeate all ecclesiastical activities.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTEOLOGIA SISTEMÁTICApt_BR
dc.subjectIGREJA E COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectIGREJA CATÓLICA E COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSA - ASPECTOS RELIGIOSOSpt_BR
dc.subjectIGREJA CATÓLICA - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectIGREJA CATÓLICA - DOCUMENTAÇÃOpt_BR
dc.subjectDOCUMENTOS PONTIFÍCIOSpt_BR
dc.titleIgreja e comunicação social: um estudo de documentos do magistério pontifíciopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Teologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Teologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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