Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/5539
Type: doctoralThesis
Title: Sedução do sonhar: os caminhos do devaneio poético em dois poetas sul-rio-grandenses
Author(s): Richter, Marcela Wanglon
Advisor: Moreira, Maria Eunice
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2013
Keywords: LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
CRÍTICA LITERÁRIA
FENOMENOLOGIA E LITERATURA
MITOS (LITERATURA)
MEYER, AUGUSTO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
BERTHOLDO, OSCAR - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Abstract: Pascigo para nossa fome original de beleza e de consciência, a poesia talvez seja uma das produções humanas que melhor testemunhe o modo pelo qual os afetos impulsionam nossos movimentos no mundo e a produção de saberes. As teorias do imaginário defendidas por Gaston Bachelard e Gilbert Durand fornecem um horizonte filosófico que favorece a compreensão de algumas das singularidades da arte lírica. O estudo do devaneio poético revela a formação de um pensamento complexo que dá testemunho de uma visão de mundo e de um modo de compreender a poesia. A fenomenologia e a mitocrítica servem como ferramentas de compreensão dos dois universos poéticos escolhidos para a discussão proposta. As obras poéticas de Augusto Meyer e de Oscar Bertholdo revelam o desenvolvimento de um projeto de valorização do coletivo e do espiritual, cuja orientação encontra no devaneio o fundamento primordial para instituir o diálogo entre o individuado e o social, o mítico e o histórico, o sagrado e o secular.
Pasture to our original hunger of beauty and consciousness, poetry might be one of the human productions which best witness the way in which the affections drive our movements in the world and the production of knowledge. The theories of imaginary defended by Gaston Bachelard e Gilbert Durand provide a philosophical horizon that promotes understanding of some of the singularities of the lyric art. The study of the poetic reverie reveals the formation of a complex thought that bears witness of a worldview and a way to understand poetry. The phenomenology and the myth-criticism serve as tools of understanding of the two poetic universes chosen for the proposed discussion. The poetic works of Augusto Meyer and of Oscar Bertholdo reveal the development of a recovery project of the collective and of the spiritual, whose orientation is in reverie, the primary basis for establishing the dialogue between the individual and the social, the mythical and the historical, the sacred and the secular.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5539
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