Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/5585
Tipo: masterThesis
Título: Adaptação e validação da escala de Westbrook & Dholakia (2006) para mensurar o relacionamento dos alunos de pós-graduação no contexto brasileiro
Autor(es): Veber, Patrícia Aparecida
Orientador: Almeida, Stefânia Ordovás de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
CONFIANÇA NA EMPRESA
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
Resumo: The relationship marketing is essential to create a bond between institutions and students. Considering the importance of the development of the relationship among higher education institutions (HEI) and its students, this study aims to adapt and validate a scale to evaluate the relationship between postgraduate students and the higher education institutions which they attend, as proposed by Westbrook and Dholakia (2006), under the Brazilian context. This is a quantitative research, conducted with a sample of 343 postgraduate students, using exploratory factor analysis and reliability for refinement of the scale and confirmatory factor analysis to validate the scale in the Brazilian context. The results showed adequate levels of reliability and convergent validity, discriminant and dimensionality for the dimensions of the variables studied. The research contributes to the expansion of studies on relationship marketing in higher education institutions, since there are few studies investigating the relationship of postgraduate students and none of the instruments relating students of postgraduate programs are validated for the Brazilian context. In the final considerations, implications of this study and suggestions for future studies are presented.
O marketing de relacionamento é essencial para que a relação entre as instituições e alunos seja efetuada. Considerando a importância do desenvolvimento do relacionamento entre instituição de ensino superior (IES) e seus alunos, este trabalho teve como objetivo adaptar e validar a escala de avaliação do relacionamento dos alunos de pós-graduação com sua instituição de ensino superior proposta por Westbrook e Dholakia (2006) no contexto brasileiro. A pesquisa, de natureza quantitativa, realizada com uma amostra de 343 estudantes de pós-graduação, utilizou-se de análise fatorial exploratória e confiabilidade para purificação da escala e análise fatorial confirmatória para validar a escala no contexto brasileiro. Os resultados encontrados apresentaram níveis adequados de confiabilidade, de validade convergente, de discriminante e de unidimensionalidade para as dimensões das variáveis estudadas. Esta pesquisa contribui para a ampliação dos estudos sobre marketing de relacionamento em instituições de ensino superior, uma vez que há poucos estudos que investigam o relacionamento dos alunos da pós-graduação e não havia instrumento validado para o contexto brasileiro para estudantes de programa de especialização. Nas considerações finais, implicações deste estudo e sugestões para estudos futuros são apresentadas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5585
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