Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5729
Tipo: masterThesis
Título: Por uma “Universidade-Ponte”: processos sociais e práticas discursivas na área de psicologia social em programas de pós-graduação do sul do Brasil
Autor(es): D'oca, Karen Nunes Montes
Orientador: Scarparo, Helena Beatriz Kochenborger
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR - PESQUISAS
PSICOLOGIA - PÓS-GRADUAÇÃO
PSICOLOGIA SOCIAL
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
CONHECIMENTO
Resumo: The objective of this study is to investigate the different practices of research in Social Psychology in Rio Grande do Sul in today’s scenario and according to the publication policies in periodicals established by the Improvement Coordination of Higher Education Personnel (known as CAPES). The dissertation comprises two studies: the first seeks to problematize the discourse of neutral and objective scientific development and its effects in the construction of the contemporary Brazilian academic knowledge through the writing of an essay supported by social constructionism. Assuming that scientific development is the result of a social construction and thus is not only a fact but a fact full of value that reflects a worldview, evidencing an ideology and revealing the marks of the historical context in which it inserts itself. Therefore, addressing practices such as: the technicality of scientific language, the corporatization of the academy and of many intellectuals who base their practices according to a capitalist logic; academic productivism and the consequent curriculum management, as well as the phenomenon of academic internationalization. Marked by such practices, the dominant discourse associated with scientific development may have as result the academic practices which consist notions of science and scientific criteria supported by the perspectives of neutrality and objectivity, which implies a process of naturalization. The second part discusses the epistemological diversity and scientific criteria presented in publications in journals (2009-2012) in the area of Social Psychology. To formulate this argument, a desk research was conducted associating the publications of research professors of post-graduate programs established in Rio Grande do Sul with “Qualis periodicals” classifications formulated by the CAPES Program. Thus, this study seeks to contribute to discussions about the social processes that provide epistemological protagonisms. Therefore, throughout this paper we show how the policies can provide homogeneous Qualis scientific criteria which, especially in Social Psychology, provide greater visibility to epistemologies that favor the construction of patterns and a priori expectations for social behavior.
O objetivo deste trabalho é investigar as diferentes práticas de pesquisa em Psicologia Social no Rio Grande do Sul, no atual cenário da Pós-Graduação nacional e segundo as políticas de publicação em periódicos instituídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A dissertação contempla dois estudos: no primeiro busca-se problematizar o discurso do desenvolvimento científico neutro e objetivo e seus efeitos na construção do conhecimento acadêmico brasileiro contemporâneo, através da escrita de um ensaio e com apoio no construcionismo social. Parte-se do pressuposto de que o desenvolvimento científico é fruto de uma construção social e, logo, não é só um fato, mas um fato carregado de valor que reflete uma visão de mundo, evidencia uma ideologia e revela as marcas do contexto histórico no qual se inscreve. Dessa forma, abordamos práticas tais como: o tecnicismo da linguagem científica; a empresarialização da academia e de muitos intelectuais que pautam suas práticas segundo uma lógica capitalista; o produtivismo acadêmico e o conseqüente gerenciamento de currículos; bem como o fenômeno da internacionalização acadêmica. Marcado por essas práticas, o discurso predominante associado ao desenvolvimento científico pode ter como efeito práticas acadêmicas que compõem noções de ciência e critérios de cientificidade amparados nas perspectivas da neutralidade e da objetividade, o que implica em processos de naturalização.O segundo estudo discute a diversidade epistemológica e os critérios de cientificidade presentes nas publicações em periódicos (2009-2012), na área de Psicologia Social. Para fazer essa discussão, realizamos uma pesquisa documental que associa as publicações de professores-pesquisadores de Programas de Pós-Graduação instituídos no Rio Grande do Sul com as classificações Qualis periódicos formulada pela CAPES. Desse modo buscamos contribuir com as discussões sobre os processos sociais que propiciam os protagonismos epistemológicos. Logo, ao longo deste trabalho mostramos como as políticas Qualis podem propiciar critérios homogêneos de cientificidade e que, especialmente em Psicologia Social, conferem maior visibilidade a epistemologias que favorecem a construção de padrões e expectativas a priori para o comportamento social.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5729
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000456495-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial223,83 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.