Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5740
Tipo: masterThesis
Título: A existência ilusória do diabo em Grande sertão veredas: rastros budistas na obra de João Guimarães Rosa
Autor(es): Barros, Bruno Mazolini de
Orientador: Mello, Ana Maria Lisboa de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: LITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
ROSA, GUIMARÃES - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
GRANDE SERTÃO : VEREDAS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
BUDISMO
Resumo: The present study aims to investigate the traces of Buddhism in the work of João Guimarães Rosa, as in some poems of Magma, in the short story "Minha gente", from Sagarana, in the preface "Aletria e Hermenêutica", from Tutaméia, and in the narrative "Cipango" of Ave, Palavra, and, based on them, demonstrate the presence of one aspect of Buddhist philosophy — the idea of the illusory existence of phenomena — in Grande sertão: veredas, condensed in a reasoning of Riobaldo on the existence of the devil. Read through the concept of “evidence paradigm” of Carlo Ginzburg, in which marginal data of a work may reveal a larger information, the references to Buddha and Buddhism, which are highlighted in this research, would spell out that the Buddhist presence is not merely peripheral on the work of the author, but is even significant for the construction of a reading proposal for Grande sertão: veredas.
O presente trabalho tem como objetivo investigar os rastros de budismo em produções de João Guimarães Rosa, como alguns poemas de Magma, o conto “Minha gente”, de Sagarana, o prefácio “Aletria e Hermenêutica”, de Tutaméia, e a narrativa “Cipango”, de Ave, Palavra, e, com base nelas, demonstrar a presença de um aspecto da filosofia budista — a ideia de existência ilusória dos fenômenos — em Grande sertão: veredas, condensado em um raciocínio de Riobaldo sobre a existência do diabo. Lidas através do conceito de paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, em que informações marginais de uma obra podem revelar um dado maior, as referências ao Buda e ao budismo, apontadas nessa pesquisa, explicitarão que a presença budista não é meramente periférica na obra do autor, mas, inclusive, significativa para a construção de uma proposta de leitura de Grande sertão: veredas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5740
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