Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/5779
Tipo: masterThesis
Título: Na noite do ventre, o diamante, de Moacyr Scliar: transculturalidade e exílio de si mesmo
Autor(es): Mader, Eneida Aparecida
Orientador: Amodeo, Maria Tereza
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: LITERATURA RIO-GRANDENSE
SCLIAR, MOACYR - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
TRANSCULTURAÇÃO
IMIGRAÇÃO
ESTEREOTIPIA (PSICOLOGIA)
Resumo: A presente dissertação procura focalizar na escrita literária de Moacyr Scliar, mais especificamente na novela Na noite do ventre, o diamante, as fronteiras do entrecruzamento étnico e a visão mesclada entre estrangeiro e brasileiro (judeu/nãojudeu), e, também, como o texto literário revisita, sob um novo prisma, os aspectos culturais diversificados, referentes ao Brasil e à cultura do estrangeiro. Essa pesquisa focaliza a dupla percepção do outro e do mesmo, do não-judeu para o judeu e vice-versa, especificamente na novela Na noite do ventre, o diamante, de Moacyr Scliar, num arco que vai do estereótipo à sua possível ruptura. Para compor essa trajetória, Moacyr Scliar trata do trânsito de múltiplas culturas, a trajetória de fuga dos personagens (exílio interior), a ressignificação do passado, memorialístico e histórico, resultando em uma identidade cultural reterritorializada. Para a pesquisa, recorreu-se, especialmente, aos aportes teóricos de Berta Waldman, Julia Kristeva, Aleida Assmann, Paul Ricoeur, Gilles Deleuze e Félix Guattari.
This dissertation sought to focus on Moacyr Scliar‟s literary writing, more specifically on the novel In the night of the venter, the diamond, the boundaries of the ethnic lathing and to check how the narrative presents a mingled view between foreigner and Brazilian (Jewish / non-Jewish), and, also, how a literary text revisits, under a new prism, diversified cultural aspects, referring to Brazil and to the foreigner‟s culture. This research will guide the focus on this twofold perception of the other and of himself, from the non-Jewish to the Jewish and vice-versa, in an arc that goes from the stereotype to its possible breakdown. In order to compose this trajectory, Moacyr Scliar will be part of a contemporary era, as it provides, in the narrative quoted, the transit of multiple cultures, the trajectory of the characters‟ running away (internal exile), the resignification of the memorialistic and historical past, resulting in a reterritorialized cultural identity. For the research, we especially resorted to theoretical contributions of Zilá Bernd, Berta Waldman, Julia Kristeva, Aleida Assmann, Paul Ricoeur, Gilles Deleuze and Félix Guattari.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5779
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