Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7075
Tipo: masterThesis
Título: Pirataria de audiovisual: o protocolo BitTorrent como forma extraoficial de distribuição online de longas-metragens
Autor(es): Furini, Liana Gross
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
CINEMA
TECNOLOGIA DIGITAL
INTERNET - CRIMES
PIRATARIA
Resumo: Essa dissertação busca analisar as práticas extraoficiais de distribuição de longas-metragens. Ainda que a prática da pirataria acompanhe a indústria cinematográfica desde seu surgimento, a popularização das tecnologias digitais contribuiu para o aumento das discussões sobre o assunto. Neste trabalho, utilizamos a Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados) e vamos analisar a interação dos usuários com a pirataria para entender sua responsabilidade com relação à distribuição não oficial de material cinematográfico. Aplicamos a análise em dois filmes de longa-metragem, focando no protocolo BitTorrent: Deixa Ela Entrar (2008) e Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014). Percebemos, com essas análises, que a distribuição paralela é mais ágil do que a distribuição formal, atraindo espectadores e criando novas demandas para a indústria. Ressaltamos que o computador e a internet são peças chave no aumento da circulação oficial. O computador, pela possibilidade de produzir muitas cópias em pouco tempo, e a internet pela possibilidade de distribuir o conteúdo mundialmente sem custo e com grande agilidade.
This dissertation aims the analysis of the non-official practices of distribution of feature length films. Although piracy follows the cinematographic industry since its beginning, the popularization of digital technologies has contributed to the increase of the discussions on the subject. In this work, we used the Grounded Theory and will analyze the user’s interaction with the piracy to understand their responsibility related to the non-official distribution of cinematographic material. We applied the analysis in two feature length films, focusing on BitTorrent protocol: Let The Right One In (2008) and Captain America: The Winter Soldier (2014). We realized with these analyzes, that the unofficial distribution is more agile than the formal distribution, attracting spectators and creating new demands for the industry. We emphasize that the computer and the internet are key-piece in the increase of official circulation. The computer, for the ability to produce many copies in a short time, and the Internet for the possibility of distributing the content worldwide at no cost and with great agility.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7075
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000466406-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo20,15 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.