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dc.contributor.advisorCosta, Cristiane Finger-
dc.contributor.authorCunha, Ricardo Ramos Carneiro da-
dc.date.accessioned2015-04-30T14:04:33Z-
dc.date.available2015-04-30T14:04:33Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7108-
dc.description.abstractThis dissertation has as its theme the specialized journalism in the Brazilian broadcast television. The overall objective is to research the strategies of the Globo Rural Diário (GRD) to meet and attract the audience of the family farming, understood by us as the preferencial audience of this program. Adopted as the research focus the program in Rede Globo, which for 14 years has led information to the farmers, having the part of the corpus of this study, the investigation from the systematic content analysis by Bardin (2011). The theoretical framework that defines and contextualizes the family farming is grounded by the authors such as Ploeg (2008) and Silva (2002). The ideas of participatory and dialogic communication model of Bordenave (2011) and Freire (1977), precursors in the study of the rural communication, help to understand the relationship of media and the countryside. From the news presented in the program, this study concludes that the GRD maintained a close relationship with family farmers through the selection of newswhortiness, as well as addressing operators who were loyal to the public, although it often was represented in a stereotyped way. In the theoretical framework of this study were also used the concepts of Wolton (1996), Bucci (2004), Erbolato (1981), Ferrés (1998), Souza (2004), Gomes (2011), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2008) and Wolf (2012).en_US
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema o jornalismo especializado na televisão aberta brasileira. O objetivo geral é pesquisar as estratégias do Globo Rural Diário (GRD) para atender e atrair a audiência da agricultura familiar, entendida por nós como sendo o público preferencial desse programa. Adotada como objeto de pesquisa a atração da Rede Globo, que durante 14 anos levou informações ao homem do campo, integra o corpus deste estudo, investigado a partir da análise de conteúdo sistematizada por Bardin (2011). O referencial teórico, que conceitua e contextualiza a agricultura familiar, é fundamentado por autores como Ploeg (2008) e Silva (2002). As ideias do modelo comunicacional participativo e dialógico de Bordenave (2011) e Freire (1977), precursores no estudo da comunicação rural, ajudam a compreender as relações das mídias e o meio rural.A partir das informações jornalísticas apresentadas no programa, fica evidente a relação de proximidade do GRD com os agricultores familiares através da seleção dos valores-notícia, bem como dos operadores de endereçamento que fidelizavam o público, ainda que muitas vezes fosse representado de forma estereotipada. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados ainda os conceitos de Wolton (1996), Bucci (2004), Erbolato (1981), Ferrés (1998), Souza (2004), Gomes (2011), Marcondes Filho (2009), Alsina (2009), Traquina (2008) e Wolf (2012).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectPROGRAMAS DE TELEVISÃO - BRASILpt_BR
dc.subjectPROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectAGRICULTURA FAMILIARpt_BR
dc.subjectREDE GLOBO DE TELEVISÃOpt_BR
dc.titleGlobo Rural: as estratégias da TV aberta para conquistar a audiência da agricultura familiarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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