Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7306
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSobottka, Emil Albert
dc.contributor.authorLucena, Rafael Reckziegel de
dc.date.accessioned2015-05-29T12:50:11Z-
dc.date.available2015-05-29T12:50:11Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7306-
dc.description.abstractNesse trabalho, analisamos a implantação da nova metodologia de gestão organizacional adotada pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa, o SEBRAE, identificada como Gestão Estratégica Orientada para resultados – GEOR. Essa nova metodologia está baseada em Gestão por Projetos, que beneficiem diretamente os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas. Esse modelo exige avaliação de resultados concretos, que devem ser medidos junto aos beneficiários, e por isso, provocou alterações na estrutura organizacional do SEBRAE. Tivemos como objetivo principal, portanto, analisar a influência dessa metodologia nos resultados divulgados através dos relatórios de gestão do SEBRAE. Para tanto, utilizamos técnicas de levantamento bibliográfico e documental, bem como pesquisa de campo que envolveu a realização de entrevistas com dirigentes, e aplicação de questionários junto aos gestores dos projetos.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we analyze the implantation of the new methodology of organizacional management adopted by the Brazilian Service of Support the Micro and Small Companies, the SEBRAE, identified as Guided Strategically Management for Results - GEOR. This new methodology is based on Management for Projects that directly benefit the entrepreneurs and businessman of micro and small companies. This model demands evaluation of concrete results, that must be measured together with the beneficiaries, and therefore, it causes alteration in the organizational structure of the SEBRAE. Our main objective was, therefore, to analyze the influence of this methodology in the results showed through the reports of management of the SEBRAE. In such a way, we used techniques of bibliographical and documentary survey, as well as field research that involved the accomplishment of interviews with controllers, and application of questionnaires to the managers of projects.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEMPREENDEDORISMOpt_BR
dc.subjectPLANEJAMENTO ESTRATÉGICOpt_BR
dc.subjectMUDANÇA ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectMICROEMPRESAS - ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.subjectPEQUENAS EMPRESASpt_BR
dc.titleA influência do modelo geor: gestão estratégica orientada para resultados : na operação do serviço brasileiro de apoio a micro e pequenas empresas – SEBRAEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000469555-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,16 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.