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dc.contributor.advisorRocha Filho, João Bernardes da
dc.contributor.authorGallon, Mônica da Silva
dc.date.accessioned2015-06-09T02:04:27Z-
dc.date.available2015-06-09T02:04:27Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7360-
dc.description.abstractEssa dissertação tem como objetivo compreender como as concepções sobre interdisciplinaridade de um grupo de professores atuantes na disciplina de Ciências do município de Canoas, RS, influenciam suas práticas educativas. Este estudo foi realizado com a participação de 22 professores, procurando obter informações relativas às suas concepções, bem como sobre as práticas que denominavam como interdisciplinares e quais suas principais dificuldades em executá-las. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários e entrevistas. Os dados foram analisados com uma abordagem qualitativa, utilizando-se Análise Textual Discursiva. Com base no referencial teórico e na análise dos depoimentos observou-se a carência em esclarecimentos quanto às formas de integrações disciplinares, principalmente relacionada à interdisciplinaridade. Nas atividades executadas pelos professores, descritas nas entrevistas, constatou-se que práticas multidisciplinares, muitas vezes, são interpretadas como interdisciplinares. Com relação às dificuldades para a construção e execução de propostas interdisciplinares apontadas por estes sujeitos, elencam-se: falta de tempo para planejamento; resistência dos colegas docentes, das famílias e alunos; estrutura da escola não favorece, com a falta de coordenação e excesso de serviços burocráticos e formação do professor insuficiente não o preparando à prática interdisciplinar. A partir da análise dos depoimentos, aponta-se como possibilidades viáveis ao trabalho interdisciplinar nas escolas o Educar pela Pesquisa, como forma do professor guiar sua prática de acordo com assuntos do interesse e no contexto do seu aluno; a formação dos professores no contexto da escola, onde o papel do supervisor escolar se torna imprescindível e as Comunidades de Prática podem servir como uma possibilidade de integração e construções no espaço da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to comprehend how the interdisciplinarity conceptions of a group formed by Science teachers at Canoas district can influence their educational practices. This study was performed with the participation of 22 teachers, in order to get information about their conceptions, as well as their practices considered interdisciplinary by themselves, moreover what are their main difficulties in applying them. The data gathering was given through questionnaires and interviews. The data were analyzed with a qualitative approach, using Discursive Textual Analysis. Based on the theoretical framework and on the analysis the answers of the interviewees, a lack of clarification was pointed out concerning the forms of disciplinary integrations, mainly related to interdisciplinarity. In the activities described in the interviews, executed by teachers, it was verified that multi-disciplinary practices often are interpreted as interdisciplinary. The difficulties for the construction and implementation of interdisciplinary proposals identified by the survey are: lack of time for planning; resistance of teachers co-workers, families and students; school structure does not encourage, due to the lack of coordination and excessive paperwork; insufficient training of teachers, making them feel unprepared to interdisciplinary practice. In face of the survey results, viable possibilities can be found for interdisciplinary work in schools, such as educating through inquiry, as a way to the teacher guide his practice pursuant the subjects of interest in the context of his student; the teachers training into the school context, where the role of the school supervisor becomes indispensable and the Communities of Practice can serve as a possibility for integration and creation into the schools.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade, pelo olhar de um grupo de professores de ciências da rede municipal de Canoas, RS, Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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