Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7418
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dc.contributor.advisorPereira, Marcos Villela
dc.contributor.authorFerri, Marícia da Silva
dc.date.accessioned2015-06-24T02:06:34Z-
dc.date.available2015-06-24T02:06:34Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7418-
dc.description.abstractO tema da presente Tese é o Coordenador Pedagógico. O principal objetivo desta Tese de doutoramento é a reflexão sobre os conhecimentos implicados na tomada de decisão do Coordenador Pedagógico, principalmente no que se refere à indisciplina escolar. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, utilizando-se como método o grupo focal com quatro coordenadores pedagógicos de escolas privadas de Porto Alegre, que atuam em escolas que atendem de 500 a 2400 alunos. Autores como Placco (2011), Vasconcellos (2000), André (2012), Garcia (2000), Larrosa (1994) constituem as principais referências teóricas deste estudo. A investigação não tem como objetivo elaborar uma relação de conhecimentos porque não se trata de um protocolo, mas sinaliza alguns conhecimentos fundamentais à tomada de decisão de um coordenador pedagógico no que se refere à indisciplina escolar, que são: Pedagógicos (Projeto Político Pedagógico, Código de Convivência Escolar, Regimento Escolar); Jurídicos (Regimento Escolar e Legislação de Ensino – nacional, regional e municipal); Psicológicos (referem-se ao desenvolvimento moral, social e cognitivo das crianças e adolescentes, relacionamento interpessoal) e Administrativos (gestão de processos e gestão de recursos humanos). Os conhecimentos acima citados têm, evidentemente, possíveis desdobramentos.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this thesis is the Pedagogical Coordinator. The main objective of this doctoral thesis is a reflection on the knowledge involved in the decision-making of the Pedagogical Coordinator mainly in regard to school (in)discipline matters. The research was developed based on a qualitative approach, using a focus group with four pedagogical coordinators of private schools, with 500 to 2400 students in Porto Alegre, as a method. Authors like Placco (2011), Vasconcellos (2000), André (2012), Garcia (2000), Larrosa (1994) constitute the main theoretical references of this study. The research does not aim at a list of knowledge because it is not a protocol, but I signal some fundamental knowledge for the decision-making of a pedagogical coordinator with regard to school (in)discipline that are: Pedagogical (Political Pedagogical Project, Code of School Coexistence, School Bye-laws), Legal (School Bye-laws and Education Legislation – national, regional and municipal), Psychological (refer to the moral, social and cognitive development of children and adolescents, interpersonal relationship) and Administrative (process management and human resource management). The knowledge mentioned above has, of course, possible developments.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectCOORDENADOR PEDAGÓGICOpt_BR
dc.subjectDISCIPLINA ESCOLARpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleConhecimentos implicados na tomada de decisão do coordenador pedagógico em relação à indisciplinapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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