Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7614
Tipo: masterThesis
Título: O impacto das interações com o cliente no desempenho de novos produtos
Autor(es): Spasin, Paulo Eduardo
Orientador: Brasil, Vinícius Sittoni
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
PRODUTOS - DESENVOLVIMENTO
INTERAÇÃO SOCIAL - PESQUISAS
Resumo: Este trabalho consiste na replicação do estudo realizado por Bonner (2010) sobre a interatividade do cliente e o desempenho de novos produtos. O modelo teórico testado admite que a qualidade das informações, obtidas do cliente através da interação, impacta no desempenho do produto novo. Além disso, também foram estabelecidos efeitos de moderação pelas variáveis “novidade do produto” e “inserção do produto” no ambiente de trabalho do cliente. O estudo original tomou como base a literatura de comunicação, adotando uma visão de aprendizagem organizacional com base na fluidez da comunicação. A escala utilizada por Bonner (2010) foi traduzida para a língua portuguesa e os dados foram coletados através do uso de questionário quantitativo, a amostra válida foi de 155 respondentes de todo o Brasil, pertencentes ao setor industrial, caracterizados por serem fabricantes de máquinas e equipamentos. A análise dos dados foi dada através da modelagem de equações estruturais. O modelo teórico e suas dimensões foram confirmados através da análise fatorial confirmatória, teste de consistência interna, validade convergente e discriminante. O efeito de moderação causado pela novidade do produto e pela inserção do produto no ambiente de trabalho do cliente também foi confirmado. Como resultado, obteve-se um instrumento válido adaptado para o contexto brasileiro, através do qual foram obtidos resultados similares aos encontrados por Bonner (2010).
This work consists of replication and validation of the study by Bonner (2010) on customer interactivity and performance of new products in development projects. The initial study tested the relationship between the participation of the customer in new product development projects, the quality of customer information used in the projects and the impact of these dimensions on the performance of these products. Moreover, it was also established moderating effect caused by the newness of the product and the product's embeddedness on the client desktop. The original study was based on the communication literature and adopted an organizational learning vision based on the flow of communication. To validate this study in the Brazilian context was held to adapt the scale used by Bonner (2010) to portuguese language and used data collection with survey on a valid sample of 155 respondents from all over Brazil, belonging to the industrial sector, characterized by are machinery and equipment manufacturers. Data were analyzed with the use of structural equation modeling. The theoretical dimensions investigated were confirmed, and the relationships between them. The moderating effect caused by the newness of the product and embeddedness the product in the customer's work environment was also confirmed. As a result we obtained a valid instrument adapted to the Brazilian context.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7614
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