Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/7814
Tipo: doctoralThesis
Título: Jornalismo baseado em localização: uma análise das potencialidades na produção e no consumo de notícias
Autor(es): Reino, Lucas Santiago Arraes
Orientador: Pellanda, Eduardo Campos
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2015
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
JORNALISMO ELETRÔNICO
ESPAÇO GEOGRÁFICO
TWITTER
Resumen: Os serviços baseados em localização (SBL) representam a associação de tecnologias de comunicação móvel, internet e sistemas de informação geográfica. Essa tríade tem modificado as relações com as pessoas, com os lugares físicos e com o ciberespaço. O jornalismo também vem sendo impactado no que se refere à produção de conteúdo e ao consumo, sendo que algumas iniciativas já procuram tirar proveito das potencialidades inerentes aos SBL, como uma melhor compreensão do contexto dos fatos e dos usuários e a possibilidade de oferta segmentada de conteúdo. Entre os conceitos e autores estudados destacam-se: os conceitos de espaço (Certeau e Heidegger), ciberespaço (Lemos e Santaella), ciberjornalismo (Canavilhas e Palácios) e geolocalização (Brimicombe e Li), analisados sob o viés da Teoria do Meio (Innis, Mcluhan e Meyrowitz), visando compreender sua formação e história até a atualidade e, com base em estudos de caso, verificar o que é feito no jornalismo baseado em localização no presente momento, assim como a analisar suas potencialidades atuais e futuras.
The location-based services (SBL) represent the combination of mobile communication technologies, internet and geographic information systems. This triad has modified the relationship with people, with physical places and cyberspace. Journalism has also been impacted in regard to content production and consumption, and some initiatives already seek to take advantage of the potentialities inherent to the SBL, such as the better understanding of the context of facts and users and the possibility of offering targeted content. Among the concepts and authors studied stand out: the space concepts (Certeau and Heidegger), cyberspace (Lemos and Santaella), online journalism (Canavilhas and Palácios) and geolocation (Brimicombe and Li), examined under the definitions offered by the Medium Theory (Innis, McLuhan and Meyrowitz), aiming to understand their background and history to the present day and, based on case studies, to verify what is being done in journalism based on location at the present time and to examine their current and future potential.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7814
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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