Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8327
Tipo: masterThesis
Título: O poder do chefão: o mito da máfia italiana no cinema de Hollywood
Autor(es): Pires, Cristine de Andrade
Orientador: Rüdiger, Francisco
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: MÁFIA
FILMES ITALIANOS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CINEMA - HOLLYWOOD
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Dentro e fora de Hollywood, a máfia, organização criminosa italiana, se tornou tema de um dos subgêneros dos chamados filmes de gângster, despertando interesse do público, mas também de estudiosos do cinema. O repertório a respeito é vasto, mas ainda são raras as obras em língua portuguesa. Além disso, verifica-se a falta de literatura que não fique apenas em um filme ou momento e analise de que forma o cinema retrata as características mitológicas associadas à máfia e ao personagem mafioso durante um período histórico mais amplo. A presente dissertação ataca esse problema, ao levar em consideração o universo de filmes produzidos desde a estreia da primeira película sobre o tema, em 1906, até os dias de hoje. O objetivo é analisar a forma como o cinema trabalha o mito da máfia italiana, de que maneira este se sobressai na tela, para tornar-se um fenômeno da indústria cultural. Considerou-se o repertório fílmico mundial desde o surgimento do primeiro filme de máfia. A investigação levantou a existência de 204 filmes, oriundos das indústrias cinematográficas dos Estados Unidos e da Europa: 142 foram produzidos por cineastas europeus e 62, pelos estúdios norte-americanos. Hollywood, apontada por pesquisadores como a grande responsável por criar e perpetuar o mito da organização criminosa italiana, apesar do menor número de títulos, destaca-se, nessa paisagem, pela saliência de suas produções na história do subgênero. Baseando-se nisso, decidiu-se pela análise das obras The black hand (The black hand, 1906), Alma no lodo (Little Caesar, 1931), A mão negra (Black Hand, 1950), a trilogia O poderoso chefão (The godfather, 1972, 1974 e 1990),Os bons companheiros (Goodfellas, 1990), Donnie Brasco (Donnie Brasco, 1997) e Sob suspeita (Find me guilty, 2006). A pesquisa toma como referencial teórico-metodológico e linha de análise as obras de Douglas Kellner e Fredric Jameson, por se preocuparem em estudar o cinema como produto cultural carregado de significados em sua historicidade. Edgar Morin e Roland Barthes serviram para fazer a análise da narrativa mitológica. Sobre o gênero gângster, o estudo tem como base, em especial, as obras de Thomas Schatz, Giorgio Bertellini, Larry Lagman e Nicole Rafter. Quanto à retratação da máfia no cinema, a pesquisa reporta-se a estudos coordenados por Dana Renga e Lee Grieveson, assim como em Peter Biskind, George S. Larke-Walsh e Vincenzo Maggitti. O exame dos materiais privilegia a dinâmica das relações sociais em sua relação com o cinema, universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. A conclusão do trabalho é que, embora por diferentes razões em cada momento sócio-histórico, a indústria de Hollywood forjou o mito da máfia no cinema e as películas sobre o tema exerceram uma forte atração sobre o público, criando empatia com a figura fascinante do mafioso e, assim, mantendo o tema vivo no imaginário dos espectadores.
Both inside and outside Hollywood, the mafia, an Italian criminal organization, has become the theme of one of the so-called gangster movies‟ subgenres, attracting the interest not only of the public, but of film scholars. Despite the vast literature on the subject, there are still few works available in the Portuguese language. Moreover, it is evident the lack of studies that not only focus on a specific film or moment, but also analyze how the movies depict the mythological features associated to the Mafia and the mobster character over a broader historical period. This study addresses that issue by taking into account the extensive range of movies produced since the premiere of the earliest film on the subject in 1906. The aim is to analyze how the movies explore the Italian mafia myth and how it emerges on the screen to become a cultural industry phenomenon. To that end, films made worldwide since the release of the first gangster movie were examined. The research identified 204 titles – 142 by European filmmakers and 62 by American film studios. Considered by scholars as the main responsible for creating and perpetuating the myth of the Italian criminal organization, despite the reduced number of films, Hollywood stands outs in this scenery due to the relevance of its productions in the subgenre‟s history. From this perspective, this study will examine the works The black hand (1906), Little Caesar (1931), Black hand (1950).The godfather trilogy (1972, 1974 and 1990), Goodfellas (1990), Donnie Brasco (1997), and Find me guilty (2006). As a theoretical and methodological reference and a line of analysis, the study adopts the works of Douglas Kellner and Fredric Jameson, for their concern in approaching the movies as a cultural product impregnated with meanings in its historicity. Edgar Morin and Roland Barthes provided the basis for performing the mythological narrative. With regards to the gangster genre, the study relies in particular on the works of Thomas Schatz, Giorgio Bertellini, Larry Lagman, and Nicole Rafter. As to the mafia depiction in movies, it utilizes studies coordinated by Dana Renga and Lee Grieveson, as well as Peter Biskind, George S. Larke-Walsh, and Vincenzo Maggitti. The film analysis prioritizes the dynamics of the social relations in their relation with the movies, the universe of meanings, motivations, beliefs, values, and attitudes. The conclusion is that, though by different reasons in each social-historical moment, the Hollywood industry has forged the mafia myth in movies, and the films on the subject have exercised a great fascination on the audience, creating empathy with the fascinating figure of the mafia boss and then keeping the subject alive in the viewers‟ imaginary.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8327
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000478532-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,31 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.