Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/8605
Tipo: masterThesis
Título: Comparativo entre biodieseis produzidos a partir de diferentes matérias-primas e rotas de produção e utilizados em motor estacionário
Autor(es): Lempek, João Ricardo Oliveira
Orientador: Santos, Carlos Alexandre dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: BIODIESEL
MOTORES DIESEL
POLUENTES DO AR
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Resumo: O presente trabalho objetiva comparar a utilização de diferentes biodieseis obtidos a partir de diferentes matérias-primas e rotas de produção em um motor ciclo diesel. Foram realizadas análises abrangendo desde as características físico-químicas dos biodieseis e suas estruturas moleculares até ensaios de opacidade, consumo e emissões de gases em motor estacionário empregado em grupo motor-gerador. Em parceria com a CIENTEC – Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e a empresa Bianchini S. A, foram obtidos os biodieseis produzidos a partir de óleo de soja e banha de porco, com percentual de pureza de acordo com norma da ANP. Além do diesel comum adquirido em postos de combustíveis, constituído de 7% de biodiesel já em sua composição, optou-se pela utilização de misturas com 20%, 25%, 30% e 50% adicionado ao diesel, além do biodiesel puro (100%). Os ensaios foram realizados em um motor ciclo diesel da marca Ruggerini, modelo 191, com potência nominal de 13 kW, instrumentado com equipamento analisador de gases e de opacidade a fim de obter dados de emissões de gases de escapamento. Foram analisados gases como óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO) e monóxido de nitrogênio (NO), além de O2 (oxigênio) e SO2 (dióxido de enxofre) e os resultados comparados com referencial teórico publicado anteriormente. Os resultados demonstraram que a mistura mais favorável e que apresentou o melhor comportamento em termos de opacidade foi o B100 de soja metílico; em relação ao consumo, obtendo valores iguais, foram os B20, B25 e B30 de soja etílica e para o comportamento das emissões o quem foi mais favorável foi o B25 de soja pela rota metílica, apesar da pouca diferença com as outras misturas estudadas.
This study aims to compare the use of different biodiesels produced from different raw materials and production routes in a stationary diesel cycle engine. Physical and chemical analyses were performed on biodiesels, their molecular structures were determined, as well as opacity, consumption and emissions in stationary engine used in motor-generator group were analyzed. In cooperation with CIENTEC - Foundation for Science and Technology of Rio Grande do Sul and Bianchini S. A Company, biodiesels were produced from soybean oil and tallow, with purity percentage according to ANP standard. In addition to the commercial diesel purchased at gas stations, consisting of 7% biodiesel already in its composition, it was used blends with 20%, 25%, 30% and 50% diesel-biodiesel, as well as pure biodiesel (100%). Tests were performed on a diesel stationary engine, Ruggerini, 191 model, with nominal power of 13 kW, instrumented with a gas analyzer and an opacimeter on the exhaust system. Gases such as nitrogen oxides (NOx), carbon dioxide (CO2), nitrogen dioxide (NO2), carbon monoxide (CO) and nitrogen monoxide (NO), as well as O2 (oxygen) and SO2 (sulfur dioxide) were analyzed, and the results were compared with theoretical works previously published. The results showed that the most favorable blend and showed a better behavior in terms of opacity was the methyl soybean B100; in relation to consumption, obtaining equal values, were the B20, B25 and B30 ethyl soybean and the behavior of the emissions who was more favorable was the soybean B25 by methyl route despite little difference with the other studied blends.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8605
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