Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8804
Tipo: masterThesis
Título: Olhar para o sol: concepção da análise fenomenológica hermenêutica
Autor(es): Medeiros, Geisa da Silva
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: FENOMENOLOGIA
PESQUISA QUALITATIVA
HERMENÊUTICA
EDUCAÇÃO
Resumo: A fenomenologia, para educadores dialógicos, se apresenta como instrumento essencial na avaliação crítica e, na construção das diferentes visões de mundo, às quais conduzem ao ensino. Possibilita a verificação, estudo e esclarecimento dos fenômenos em sala de aula, bem como os relacionados às perspectivas e orientações do pesquisador no ensino. Para sua articulação, é aplicável a hermenêutica, como compreensão da realidade, na observação reflexiva/refletiva e descritiva dos fenômenos, com consciência intencional e objeto intencionado. A hermenêutica nasce na fenomenologia, da necessidade do aprender junto, de compreender a realidade, de captar as intenções na sua essência mais pura no contexto dos acontecimentos. A fenomenologia hermenêutica permite compreensão e interpretação provindas da imersão do observador no mundo do observado, a aproximação com o fenômeno e a reestruturação da própria visão de mundo. A proposição de uma pesquisa qualitativa para o ensino, com estas concepções, permite ir ao significante, que emerge na aproximação com o fenômeno em si que, fundamentado na compreensão e na interpretação, busca o significado a partir do contexto onde o significante se mostra, com a inserção das visões de mundo do próprio pesquisador, como sujeito ativo de sua pesquisa.
The phenomenology, for dialogic educators, presents itself as essential tool in the critical evaluation and in the construction of different world views, for the teaching. Enables verification, study and explanation of phenomena in the classroom as well as those related to the prospects and directions of research in education. For your articulation, hermeneutics is applies, as understanding of reality, in the reflective/reflected and descriptive observation of phenomena with intentional consciousness and intended object. The hermeneutics was born in phenomenology, at the need to learn together, to understand reality, to grasp the intentions in its purest essence in the context of events. The hermeneutic phenomenology allows understanding and interpretation provides in the immersion of the observer in the world of observed, the approximation with the phenomenon and the restructuring of own worldview. The proposition of a qualitative research for teaching, with these concepcions, allows go to significant, emerging in the approximation in the phenomenon itself that, based on understanding and in the interpretation, search the meaning from the context in which the signifier is shown, with the inclusion of worldviews of the researcher himself, as an active subject of his research.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8804
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