Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8950
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dc.contributor.advisorScroferneker, Cleusa Maria Andrade
dc.contributor.authorSousa, Gisela Maria Santos Ferreira de
dc.date.accessioned2016-08-31T12:04:40Z-
dc.date.available2016-08-31T12:04:40Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8950-
dc.description.abstractNo contexto contemporâneo, a comunicação organizacional digital (COD) tem sido estudada sob diferentes enfoques teórico-metodológicos na busca da sua consolidação como objeto de estudos da subárea do conhecimento voltada para o entendimento e compreensão dos processos comunicativos organizacionais. Esse argumento justifica a investigação da produção científica relacionada à comunicação organizacional digital (COD), tendo por base os artigos apresentados à Abrapcorp, no período de 2007 a 2015. A tese, portanto, tem como objetivos: investigar como se configuram os estudos sobre essa temática desenvolvidos por pesquisadores que circulam no espaço institucionalizado de discussão da Abrapcorp, evidenciar com base em que abordagens temáticas, metodológicas e teórico-conceituais são desenvolvidos os estudos apresentados sobre a comunicação organizacional digital na Abrapcorp e contribuir para o (re) conhecimento de limitações e potencialidades da produção científica sobre a comunicação organizacional digital (COD) aceita na Abrapcorp.Adota-se o paradigma hermenêutico-interpretativo proposto por Thompson (1995, 2011). Trata-se de pesquisa qualitativa, com estratégias metodológicas que envolvem análise sócio-histórica, análise formal-interpretativa e (re) interpretação, levantamento e coleta de dados em ambiente digital no site da Abrapcorp para constituição do corpus, com 70 artigos científicos que abordam a temática pesquisada. Recorreu-se ao software Atlas ti com intuito de dar suporte ao processo de codificação, interpretação dos artigos do corpus com base nos movimentos interpretativos e reinterpretativos realizados.pt_BR
dc.description.abstractIn a contemporary context, digital organizational communication (DOC) has been studied through several theoretical and methodological approaches aiming at its solidification as a study target of the knowledge field, focusing on the understanding and comprehension of organizational communicative processes. This argument justifies the investigation of the scientific production related to digital organizational communication, based upon the articles presented to Abrapcorp, between 2007 and 2015. The thesis goals are investigating how are presented the studies on this theme carried on by researchers involved in the Abrapcorp discussion groups, establishing on what thematic, theoretical, conceptual and methodological approaches the developed studies are presented focusing digital organizational communication at Abrapcorp, and contributing to the recognition of the limits and potential of scientific production on digital organizational communication (DOC) accepted at Abrapcorp. The hermeneutical-interpretative paradigm proposed by Thompson (1995, 2011) is adopted. The work is a qualitative research, with methodological strategies that involve a social and historical analysis, a formal-discursive analysis and the interpretation/ (re) interpretation, search and collect of data in the Abrapcorp site digital environment, in order to compose the corpus, with 70 scientific articles that focus on the chosen theme. Atlas ti software was utilized in order to support the codification process, interpretation of the corpus articles based on the interpretative/(re)interpretative movements accomplished.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleComunicação organizacional digital: dimensões de análise da produção científicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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