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dc.contributor.advisorGessinger, Rosana Maria
dc.contributor.authorOliveira, Rosane Alves Pretto de
dc.date.accessioned2016-11-30T11:27:20Z-
dc.date.available2016-11-30T11:27:20Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/9523-
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of a qualitative research that is motivated by the following question: How was the creation of a full-time school in the vision of a group of teachers who participated in the process? The study aimed to tell this story through interviews with the teachers involved. The specific objectives were to identify the steps of this constitution, discover the progress and challenges of this process and recognize its significant value. The issues of full-time education and school, full-time education and the Brazilian education context, the school’s role in the students training and the curricular development for projects are discussed in the theoretical framework. Seven basic education teachers, whose affidavits were analyzed using discursive textual analysis, participated in the study. The analysis revealed three main categories: the school's constitutional movement, the pedagogical dimension of the school, and the network of relationship. These categories represent the lived experiences of the group of teachers during the implementation of this first full-time school in the municipality. The investigation found that it is possible, through joint dialogical and collective efforts, despite some challenges, to overcome the problems related to establishing a full-time school. The findings suggest that it is possible to implement different ways to educate, with innovative proposals that dares in its particularities and specificities, and to seek new ways in the direction of viable possibilities, similar to the approaches taken by the municipal school regarding fulltime education. It was not a pretension to define the experience of this institution and group as an ideal model to follow, but using this as a standpoint, to reconsider the practice and the pedagogical ideas, which do not meet the needs of today's students. This text expresses the ideas of many voices, and it is a story created by many hands.en_US
dc.description.abstractEsta pesquisa qualitativa, do tipo narrativa, partiu do seguinte problema: como ocorreu a constituição de uma escola de educação integral na visão de um grupo de professoras que participaram do processo? O estudo teve como objetivo geral narrar a história desta constituição na visão de um grupo de professoras que participaram do seu desenvolvimento. Os objetivos específicos foram, resgatar as etapas de constituição de uma escola de educação integral a partir dos depoimentos dos sujeitos participantes; identificar os avanços e dificuldades nesse processo de constituição; conhecer os aspectos significativos nessa constituição. No referencial teórico, foram abordados os seguintes temas: educação integral e escola; educação integral e o cenário da educação brasileira; o papel da escola na formação dos estudantes; o currículo por projetos. Fizeram parte do estudo sete professoras da educação básica que se envolveram no movimento de constituição da escola, e os dados foram coletados por meio de depoimentos escritos e analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Da análise, emergiram três grandes categorias: o movimento de constituição da escola; a dimensão pedagógica da escola; a rede de relações. As categorias, que apresentam a experiência vivenciada pelo grupo de professoras na implementação da primeira escola de educação integral do município, dividiram-se em subcategorias. A investigação evidenciou que, apesar das dificuldades, foi possível, por meio de um trabalho conjunto, dialógico e coletivo, vencer o desafio da constituição de uma escola integral. Conclui-se que é possível implementar outras formas de fazer educação, com propostas inovadoras, que ousem nas suas diferenças e especificidades, ou seja, que busquem novos caminhos na direção de possibilidades viáveis como a da escola municipal de educação integral. Não foi pretensão definir a experiência dessa instituição e desse grupo como modelo ideal a ser seguido, mas, a partir dela, provocar o repensar da prática, das ideias pedagógicas, que não atendem às necessidades dos educandos na atualidade. Este texto expressa o resultado de muitas vozes, uma história construída a muitas mãos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectESCOLAS PÚBLICAS - BRASILpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleNarrativa da constituição de uma escola de educação integral por um grupo de professoras envolvidaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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