Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/9582
Tipo: masterThesis
Título: Estudo sobre reconstrução significativa de conteúdos no ensino fundamental por meio de unidade de aprendizagem sobre alimentos
Autor(es): Galle, Lorita Aparecida Veloso
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
ALIMENTOS
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO
Resumo: O presente estudo aborda a reconstrução significativa de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais por estudantes do Ensino Fundamental sobre o tema Alimentos. Assim, o problema central da pesquisa é: De que modo a participação dos estudantes do Ensino Fundamental em uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre “Alimentos”, contribui para a reconstrução significativa de conteúdos (conceitos, procedimentos e atitudes) sobre esse tema nesse estudo? A investigação foi realizada com 20 estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Três Coroas, Rio Grande do Sul. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no primeiro semestre de 2015. Para a coleta de dados foram utilizados o diário de aula da pesquisadora, as produções dos estudantes e a entrevista gravada em áudio realizada ao final da Unidade de Aprendizagem com oito estudantes. O material coletado foi analisado por meio de Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2013). A análise dos achados possibilitou compreender como as atividades promovidas permitiram identificar avanços no que diz respeito a conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em relação aos inicialmente manifestados pelos sujeitos e acompanhados no âmbito da investigação. Este estudo permitiu compreender que as ações pedagógicas desenvolvidas possibilitaram a complexificação dos conhecimentos dos estudantes. Destaca-se que o investimento em abordagens metodológicas diferenciadas em sala de aula, que representem possiblidades para o Educar pela Pesquisa (DEMO, 2007), contribuem para fomentar aprendizagens expressivas que investem no questionamento, na construção de argumentos e na comunicação. Com base nos argumentos construídos neste texto, conclui-se que utilizar os conhecimentos iniciais dos estudantes para planejar as atividades docentes, valorizar as suas necessidades de aprender expressas especialmente por meio de suas perguntas sobre o objeto de estudo, selecionar assuntos e práticas relevantes, trabalhar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como promover interação e diálogo dos participantes em processos de investigação contribui para a reconstrução do conhecimento e para aprendizagens significativas dos envolvidos.
This study addresses the significant reconstruction of conceptual, procedural and attitudinal contents by elementary school students on the Food subject. Thus, the central research problem is: In what way does the participation of elementary school students in a Learning Unit (LU) on "Food" contributes to significant reconstruction of contents (concepts, procedures and attitudes) on this issue in this study? The research was conducted with 20 students of the 8th grade of the elementary school of a public school in the city of Três Coroas, Rio Grande do Sul. The Learning Unit was developed in the first semester of 2015. The researcher class diary, the productions of the students and the audio recorded interview performed with eight students at the end of Learning Unit were used for data collection. The collected material was examined by Discursive Textual Analysis, proposed by Moraes and Galiazzi (2013). The analysis of the findings allowed it to understand how the undertaken activities have identified advances regarding the conceptual, procedural and attitudinal contents in relation to those initially manifested by the subjects and accompanied under the investigation. This study allowed it to understand that the developed educational activities enabled the complexity of the students’ knowledge. It is noteworthy that investments in different methodological approaches in the classroom, presenting possibilities for Education by Research (DEMO 2007), help to foster meaningful learning that invests in questioning, argument building and communication. Based on the arguments constructed in this text, it is concluded that using the initial knowledge of students to plan teaching activities, valorizing their needs to learn expressed especially through their questions about the object of study, selecting relevant issues and practices, working conceptual, procedural and attitudinal contents, and promoting interaction and dialogue of the participants in research processes contributes to the reconstruction of knowledge and meaningful learning of those involved.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9582
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