Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/9638
Tipo: masterThesis
Título: Cultura digital no ENEM: uma análise baseada nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio da área das ciências da natureza e suas tecnologias
Autor(es): Perez, Miguel da Camino
Orientador: Harres, João Batista Siqueira
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURRÍCULO - ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS - ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumo: Os estudantes do Ensino Médio de hoje nasceram em uma época de significativo desenvolvimento tecnológico, em uma sociedade marcada pela inovação que fez com que surgisse uma nova cultura, que vários autores denominam de “cultura digital”. Nessa pesquisa, são analisados como alguns elementos dessa cultura – compartilhamento, desterritorialização, racionalização, unificação e autonomia – estão expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e como esses elementos aparecem nas competências e habilidades e em questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. De natureza qualitativa, a pesquisa iniciou com uma análise documental das DCNEM e do edital da edição de 2016 do ENEM, no recorte específico da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, na qual constam oito competências que se desdobram em 30 habilidades. Em sequência, foi analisado como cada uma dessas habilidades aparece em questões das edições da prova dessa área sob a perspectiva da cultura digital. Foram selecionadas 30 questões, uma para cada habilidade, de provas realizadas entre 2009 e 2015. O método de análise utilizado foi a Análise de Conteúdo. São apresentados resultados relacionando a forma como os elementos da cultura digital estão presentes em cada documento analisado.
The current High School students were born in a time of expressive technological development, in a society marked by innovation. This caused the establishment of a new culture, to which several authors refer as “digital culture”. In this research, it was analyzed how some elements of this culture – sharing, deterritorialization, rationalization, unification and autonomy – are expressed in the National High School Curriculum Guidelines (DCNEM), and how these elements appear in the National High School Exam (ENEM) questions, specifically in the Natural Sciences and their Technologies area. The research – of qualitative nature – began with a documental analysis of the DCNEM and the ENEM 2016 notice, with specific focus in the Competencies and Skills Reference Matrix for the Natural Sciences and their Technologies, which consists in eight competencies that unfold into thirty skills. The study was followed by an analysis of how each of these competencies appears in this area’s test under the perspective of the digital culture. Thirty questions were selected, one for each skill, from the ENEM editions between the years of 2009 and 2015. The analysis method chosen was the Content Analysis. The results present how the digital culture elements are approached in each of the analyzed documents.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9638
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