Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/9863
Tipo: masterThesis
Título: O boato na era das redes sociais digitais: uma análise do caso Guarujá
Autor(es): Boatini Júnior, Danton José
Orientador: Tonin, Juliana
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: REDES SOCIAIS
IMAGINÁRIO
JORNALISMO
COMUNICAÇÃO DIGITAL
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o papel das redes sociais digitais na manifestação de boatos, por meio de uma pesquisa sobre o caso Guarujá. Nosso objetivo é entender como a informação de que uma suposta sequestradora estaria raptando crianças para a prática de magia negra, divulgada na Internet, acompanhada de um retrato falado e de uma fotografia, teve um desfecho trágico com o linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que viria a morrer em virtude dos golpes, embora nenhuma criança tivesse desaparecido. Como consequência da ampla oferta de tecnologias, as redes sociais digitais tornaram-se uma ferramenta importante na formação do imaginário da pós-modernidade, o que não é diferente no caso da divulgação de informações sem comprovação. Por meio da sociologia compreensiva, utilizando a entrevista de grupo focal e a pesquisa documental, procuramos identificar de que forma as redes sociais digitais influenciaram para que o boato se transformasse em uma situação real de alerta coletivo e levasse um grupo de moradores a fazer a chamada “justiça com as próprias mãos” contra uma pessoa inocente.
This research aims to analyze the role of social media in the spread of rumors, by means of a research about de Guaruja case. Our goal is to understand how the information about a supposed kidnapper, who would kidnap children in order to practice black magic, published in the Internet, had a tragic outcome with the lynching of the housewife Fabiane Maria de Jesus, who died because of the injuries, though no child has disappeared. As a consequence of the wide range of technologies, social media has become an important tool in the formation os postmodern imaginery, wich is no different in the case of unproven disclosure. Through comprehensive sociology, using the focus group interview and documentary research, we sought to identify how social media influenced só that the rumor turned into a real collective warning situation and led a group of residents to take the law into their own hands, against an innocent person.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9863
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000482804-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo11,11 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.