Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26170
Type: Monografia
Title: Noé e a herança colonial em deus-dará, de Alexandre Lucas Coelho
Author(s): Niewierowski, Larissa
Advisor: Angelini, Paulo Ricardo Kralik
Issue Date: 2021
Keywords: VIOLÊNCIA
PÓS-COLONIALISMO
LITERATURA PORTUGUESA
RIO DE JANEIRO
ALEXANDRA LUCAS COELHO
VIOLENCE
POSTCOLONIALISM
PORTUGUESE LITERATURE
Abstract: Esta pesquisa foi realizada a partir da leitura do livro Deus-dará, de Alexandra Lucas Coelho. Nela, analisou-se a violência brasileira contemporânea como resultado da colonização portuguesa, utilizando a personagem Noé como representação. Os objetivos são identificar, na trajetória da personagem, os diferentes tipos de violências e desigualdades; e relacionar o contexto histórico do Brasil à vida que ela possui. No embasamento teórico, utilizou-se nomes que escreveram a respeito do colonialismo, pós-colonialismo e da violência e segurança pública, como: Gilberto Freyre, Boaventura Sousa Santos, Sérgio Adorno, Lilia Schwartz, Hannah Arendt, dentre outros. Concluiu-se que Noé representa a herança colonial, pois isso pode ser visto na característica de ser mestiça e empobrecida, nas violências simbólicas, institucionais, estruturais e outras que sofre, assim como no local onde mora, nas relações de trabalho, amizades etc. Além disso, com ela, há a menção às classes baixas e periféricas, às opressões cometidas pelo Estado, que perpetua o sistema colonizador, às favelas, às impunidades e, principalmente, às questões históricas da escravização no Brasil, que permitiram o estudo do livro através do viés pós-colonial; do mesmo modo, o colonialismo perdura na sociedade brasileira, impacta a vida e as escolhas de Noé e das pessoas a sua volta de forma negativa.
This research was realized through the reading of the book Deus-dará, by Alexandra Lucas Coelho. In it, the contemporary Brazilian violence as a result of the Portuguese colonization was analyzed, using the character Noé as a representation. The objectives are to identify, in the character's trajectory, the different types of violence and inequalities; and relate Brazil's historical context to the life she has. In the theoretical basis, names who wrote regarding colonialism, post-colonialism and violence and public safety were used, such as: Gilberto Freyre, Boaventura Sousa Santos, Sérgio Adorno, Lilia Schwartz, Hannah Arendt, among others. It was concluded that Noé represents the colonial heritage, as this can be seen in the characteristic of being multiracial and poor, in the symbolic, institutional, structural and other violence she suffers, as well as in the place where she lives, in work relationships, friendships, etc. In addition, with her, there is the mention of the lower and peripheral classes, the oppressions committed by the State, which perpetuates the colonizing system, the slums (favelas), the impunity and, above all, the historical issues of enslavement in Brazil, which allowed the study of the book through the postcolonial bias; in the same way, colonialism persists in Brazilian society, impacts the life and choices of Noé and the people around her in a negative way.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26170
Appears in Collections:TCC Letras: Língua Portuguesa

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