Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26206
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPase, André Fagundes-
dc.contributor.authorSilva, Iago de Campos da-
dc.date.accessioned2024-07-05T12:55:50Z-
dc.date.available2024-07-05T12:55:50Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26206-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é entender se as reportagens do jornalismo televisivo no Brasil tratam os jogos de videogame como elemento de pânico moral. Para este fim, a pesquisa realizou uma análise de um estudo de caso envolvendo duas reportagens televisivas, ambas exibidas em anos e contextos diferentes. A primeira reportagem deste estudo de caso foi exibida pela RecordTV, pelo programa jornalístico Domingo Espetacular, em abril de 2011, e a segunda reportagem foi exibida pela TV Globo, pelo programa jornalístico Fantástico, em julho de 2015. O trabalho irá analisar as reportagens e comparar com os conceitos de pânico moral utilizando os critérios estabelecidos por autores como Cohen e Goode e Ben-Yehuda. Através da análise de estudo de caso da pesquisa, entenderemos se houve ou não intenção de tratar os jogos como elemento de pânico moral. Nos seus primeiros capítulos, este trabalho também irá resumir sobre o conceito de pânico moral, seus critérios, e o histórico do jornalismo especializado em games no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to understand whether television journalism reports in Brazil deals with videogames as an element of moral panic. To this end, the research carried out an analysis of a case study involving two television reports, both shown in different years and contexts. The first report of this case study was shown by RecordTV, by the journalistic TV show Domingo Espetacular, in April 2011, and the second report was shown by TV Globo, by the journalistic TV show Fantástico, in July 2015. The work will analyze the reports and compare with the concepts of moral panic using the criteria established by authors such as Cohen and Goode and Ben-Yehuda. Through the analysis of the case study of the research, we will understand whether or not there was an intention to treat games as an element of moral panic. In its first chapters, this work will also summarize the concept of moral panic, its criteria, and the history of journalism specializing in games in Brazil.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectVIDEOGAMESpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectPÂNICO MORALpt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIApt_BR
dc.subjectIMPRENSApt_BR
dc.subjectVIDEO GAMESen_US
dc.subjectJOURNALISMen_US
dc.subjectMORAL PANICen_US
dc.subjectVIOLENCEen_US
dc.subjectPRESSen_US
dc.titleA guerra contra os jogos: videogames e pânico moral na imprensapt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2023/1-
dc.degree.graduationJornalismo-
Aparece nas Coleções:TCC Jornalismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_1_IAGO_DE_CAMPOS_DA_SILVA_TCC.pdfTexto completo602,38 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.