DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Baladão, Janaína de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Martins, Rafaela Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T16:27:45Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T16:27:45Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/26433 | - |
dc.description.abstract | O seguinte trabalho é constituído por uma parte teórica e a uma criativa. A teórica apresenta um ensaio pessoal sobre a obra “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare (2019), publicada em 1597, a partir da perspectiva da literatura de massa e de como ela ainda é inserida nas histórias através de reimaginações. Para isso, analiso o livro Prazeres violentos, de Chloe Gong (2022), como releitura direta da tragédia, e utilizo como referencial teórico principal os estudos de Barbara Heliodora, os livros Teoria da literatura de massa, de Muniz Sodré (1978), e O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe, de Liana de Camargo Leão e de Marlene Soares dos Santos (2022). Também utilizei entrevistas da escritora Chloe Gong (2023) para entender como a peça shakespeariana ainda possui maneiras inesgotáveis de ser recontada mesmo nos dias de hoje. Na parte criativa, apresento quatro capítulos de meu romance, ainda sem título, inspirado em “Romeu e Julieta”, que traz a focalização da voz de Julie Carpelo, baseada em Julieta Capuleto, levando em consideração a vivência de novos conflitos não vistos no clássico. Assim, busco entender a contínua influência de Shakespeare na contemporaneidade, principalmente, para o público jovem-adulto que consome a literatura chamada de massa. | pt_BR |
dc.description.abstract | The following work consists of a theoretical part and a creative one. The theoretical part presents a personal essay on William Shakespeare's play "Romeo and Juliet" (2019), published in 1597, from the perspective of mass literature and how it continues to be incorporated into stories through reimaginings. To do this, I analyze the book Prazeres violentos by Chloe Gong (2022) as a direct reinterpretation of the tragedy, using the studies of Barbara Heliodora as the main theoretical reference, along with the books Teoria da literatura de massa by Muniz Sodré (1978) and O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe by Liana de Camargo Leão and Marlene Soares dos Santos (2022). I also utilized interviews with the writer Chloe Gong (2023) to understand how Shakespeare's play still offers inexhaustible ways to be retold even in the present day. In the creative part, I present four chapters of my untitled novel inspired by "Romeo and Juliet," which focuses on the perspective of Julie Carpelo, based on Juliet Capulet, taking into consideration the experience of new conflicts not seen in the classic play. Thus, I aim to understand the continuous influence of Shakespeare in contemporary times, especially among the young adult audience who consumes mass literature. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | ESCRITA CRIATIVA | pt_BR |
dc.subject | SHAKESPEARE | pt_BR |
dc.subject | LITERATURA DE MASSA | pt_BR |
dc.subject | CHLOE GONG | pt_BR |
dc.subject | ROMEU E JULIETA | pt_BR |
dc.subject | CREATIVE WRITING | en_US |
dc.subject | MASS LITERATURE | en_US |
dc.subject | ROMEO AND JULIET | en_US |
dc.title | Astra inclinant sed non obligant: análise da releitura de “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, na obra Prazeres violentos, de Chloe Gong | pt_BR |
dc.type | Monografia | - |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | - |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | - |
dc.degree.local | Porto Alegre | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
dc.degree.date | 2023/1 | - |
dc.degree.graduation | Escrita Criativa | - |
Appears in Collections: | TCC Escrita Criativa
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