Resumen: | O presente trabalho analisa a cobertura jornalística realizada pelas revistas eletrônicas semanais Fantástico, do Grupo Globo, e Domingo Espetacular, da Record TV, sobre a tragédia da Escola Professor Raul Brasil, em Suzano, no interior de São Paulo. A finalidade é compará-las e descobrir se as emissoras respeitaram suas normas internas e os princípios éticos do jornalismo, ou se foram sensacionalistas. A pesquisa bibliográfica é utilizada para refletir sobre a importância da televisão atualmente, assim como para elucidar o que é um bom jornalismo, de acordo com os pesquisadores da área. Para isso, a reflexão teórica envolve a discussão de conceitos como Sensacionalismo (BOURDIEU, 1997), Indústria Cultural (ADORNO; HORKHEIMER, 1995) e Sociedade do Espetáculo (DEBORD, 1997), bem como considerações a respeito da ética no jornalismo brasileiro (CHRISTOFOLETTI, 2008). A técnica da Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2003) é utilizada para a análise comparativa das coberturas jornalísticas, com o objetivo de ev This paper analyzes the journalistic coverage by the weekly electronic magazines Fantástico, from Grupo Globo, and Domingo Espetacular, from Record TV, about Professor Raul Brasil School's tragedy, in Suzano, São Paulo. The purpose is to compare and to discuss if broadcasters respect their internal norms and the ethical principles of journalism, or if they are sensationalist. Bibliographic research is used to talk about the importance of television today, such as to elucidate what is to make good journalism, according to researchers in the field. To this, a theoretical reflection involves a discussion of concepts such as sensationalism (BOURDIEU, 1997), The Culture Industry (ADORNO; HORKHEIMER, 1995) and The Society of the Spectacle (DEBORD, 1997), as well as considerations about the respect of ethics in Brazilian journalism (CHRISTOFOLETTI 2008). Analysis of moving images (ROSE, 2003) is used for a comparative examination of journalistic coverage to demonstrate the characteristics of the news coverage relate |