Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Fernanda Nascimento da-
dc.contributor.authorMacedo, Silvia Etchalus de-
dc.date.accessioned2024-11-29T17:01:13Z-
dc.date.available2024-11-29T17:01:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26867-
dc.description.abstractO trabalho apresentado tem como objetivo compreender o papel fundamental que a disseminação de informações desempenha na construção de identidade e nas relações sociais, utilizando como estudo de caso a série televisiva "Gossip Girl". A série, conhecida por sua trama intrincada e personagens complexos, serviu para explorar como as fofocas e a exposição pública influenciam comportamentos, moldam identidades e impactam as dinâmicas sociais. Para realizar essa investigação, foi adotado uma abordagem metodológica baseada na análise de conteúdo. Foram assistidos os 121 episódios das seis temporadas da série, com um foco particular na análise de 12 episódios representativos, selecionados por sua relevância temática e narrativa. Cada episódio foi examinado para identificar exemplos claros de como a disseminação de informações - sejam elas fofocas, boatos ou revelações de segredos - afeta os personagens e suas interações. Essa pesquisa se fundamenta em estudos contemporâneos de comunicação e identidade, apoiando-se em autores renomados como Stuart Hall e Douglas Kellner, para contextualizar os achados dentro de um quadro teórico robusto. A análise dos episódios revela padrões de comportamento onde a informação é frequentemente usada como ferramenta de poder e manipulação, influenciando diretamente as relações sociais e a construção de identidade dos personagens.pt_BR
dc.description.abstractThe work presented aims to understand the fundamental role that the dissemination of information plays in the construction of identity and social relationships, using the television series "Gossip Girl" as a case study. The series, known for its intricate plot and complex characters, served to explore how gossip and public exposure influence behavior, shape identities and impact social dynamics. To carry out this investigation, a methodological approach based on content analysis was adopted. The 121 episodes of the six seasons of the series were watched, with a particular focus on the analysis of 12 representative episodes, selected for their thematic and narrative relevance. Each episode was examined to identify clear examples of how the spread of information - be it gossip, rumors or revelations of secrets - affects the characters and their interactions. This research is based on contemporary studies of communication and identity, relying on renowned authors such as Stuart Hall and Douglas Kellner, to contextualize the findings within a robust theoretical framework. Analysis of the episodes reveals patterns of behavior where information is often used as a tool of power and manipulation, directly influencing social relationships and the construction of characters' identities.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectINFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectFOFOCApt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTOpt_BR
dc.subjectGOSSIP GIRLpt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectINFORMATIONen_US
dc.subjectGOSSIPen_US
dc.subjectBEHAVIORen_US
dc.subjectIDENTITYen_US
dc.subjectCOMMUNICATIONen_US
dc.titleInfluência da informação na construção de identidade e nas relações sociais: uma análise da série Gossip Girlpt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/1-
dc.degree.graduationJornalismo-
Appears in Collections:TCC Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_1_SILVIA_ETCHALUS_DE_MACEDO_TCC.pdfTexto completo1,19 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.