Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26869
Tipo: Monografia
Título: Atuação e performance dos comunicadores na Twitch
Autor(es): Trevizan, Matheus Luiz Antunes
Orientador: Pase, André Fagundes
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: TWITCH
TRANSMISSÕES AO VIVO
COMUNICADOR
PERFORMANCE
STREAMING
LIVESTREAMINGS
COMMUNICATOR
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação e a performance dos comunicadores que compartilham o seu gameplay e conteúdo jornalístico de games através da Twitch. O streamer utiliza a plataforma como meio para divulgar o seu conteúdo e ser remunerado, apesar das dificuldades decorrentes da precarização do trabalho nas plataformas digitais contemporâneas. Utilizando a estratégia de estudo de caso proposta por Yin (2010), a pesquisa examina o canal do streamer Guilherme Oss disponível em: https://www.twitch.tv/guilherme_oss. A partir do referencial teórico e da análise de oito transmissões ao vivo feitas em seu canal, é possível observar o processo de trabalho individual e multitarefa do comunicador ao compartilhar o seu jogar alinhado com a sua atuação como jornalista de games. A pesquisa revela que o trabalho do streamer numa plataforma como a Twitch está sujeito à ação de algoritmos e ao acúmulo de funções para possibilitar que o conteúdo produzido seja transmitido ao público. Esse público deve ser constantemente estimulado a acompanhar as suas transmissões e a remunerar o streamer . A análise do canal de Guilherme Oss expõe como ele gerencia essas demandas, equilibrando o entretenimento de suas sessões de jogo com a entrega de conteúdo jornalístico relevante para a sua audiência.
The aim of this paper is to analyze the work and performance of communicators who share their gameplay and game journalism content on Twitch. The streamer uses the platform as a means of disseminating their content and getting paid, despite the difficulties arising from the precariousness of work on contemporary digital platforms. Using the case study strategy proposed by Yin (2010), the research examines the channel of streamer Guilherme Oss, available at https://www.twitch.tv/guilherme_oss. Based on the theoretical framework and the analysis of eight live broadcasts made on his channel, the research verifies the streamer communicator's individual and multitasking work process when sharing his playing online with his work as a games journalist. The research reveals that the communicator's work on a platform like Twitch is subject to the action of algorithms and the accumulation of functions to enable the content produced to be transmitted to the public. This audience must be constantly encouraged to follow their livestreamings and pay the streamer. The streamer must have accumulated gaming capital in order to have credibility with the public. The analysis of Guilherme Oss' channel shows how he manages these demands, balancing the entertainment of his gaming sessions with the delivery of relevant journalistic content to his audience.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26869
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

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