Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26886
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antonio Carlos-
dc.contributor.authorBandeira, Leonardo Lima-
dc.date.accessioned2024-12-03T13:40:51Z-
dc.date.available2024-12-03T13:40:51Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26886-
dc.description.abstractO trabalho intitulado "Adoniran Barbosa: O jornalista do samba" tem como objetivo principal examinar como as composições de Adoniran Barbosa podem ser interpretadas como uma forma de jornalismo cultural. O estudo se aprofunda na análise das letras de suas músicas, demonstrando como elas refletem a realidade social e urbana da época em que foram compostas, além de estabelecer uma conexão direta com o discurso jornalístico. A pesquisa aborda o contexto histórico e cultural de São Paulo nas décadas de 1940 e 1950, o desenvolvimento urbano de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930, utilizando como base histórica autores como Maria de Mattos e Kênia Medeiros. Também é abordado a história do radiojornalismo no Brasil, com base em autores como Marshall McLuhan e José Marques de Melo, e o uso do método de Laurence Bardin a partir da identificação de itens em categorias de análise. Suas canções são exploradas como crônicas urbanas que documentam as transformações sociais, econômicas e urbanísticas da cidade. Através dept_BR
dc.description.abstractThe main objective of the work entitled "Adoniran Barbosa: The samba journalist" is to examine how Adoniran Barbosa's compositions can be interpreted as a form of cultural journalism. The study delves into the analysis of the lyrics of his songs, demonstrating how they reflect the social and urban reality of the time in which they were composed, in addition to establishing a direct connection with journalistic discourse. The research addresses the historical and cultural context of São Paulo in the 1940s and 1950s, and the urban development of São Paulo in the 1920s and 1930s, using authors such as Maria de Mattos and Kênia Medeiros as a historical basis. The history of radio journalism in Brazil is also covered, based on authors such as Marshall McLuhan and José Marques de Melo, and the use of Laurence Bardin's method based on the identification of items in analysis categories. His songs are explored as urban chronicles that document the city's social, economic and urban transformations. Through a narrativeen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectADONIRAN BARBOSApt_BR
dc.subjectSAMBApt_BR
dc.subjectSÃO PAULOpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectCRÔNICApt_BR
dc.subjectURBANIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectRADIOJORNALISMOpt_BR
dc.subjectJOURNALISMen_US
dc.subjectCHRONICLEen_US
dc.subjectURBANIZATIONen_US
dc.subjectRADIO JOURNALISMen_US
dc.titleAdoniran Barbosa: o jornalista do sambapt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/1-
dc.degree.graduationJornalismo-
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024_1_LEONARDO_LIMA_BANDEIRA_TCC.pdfTexto completo73,66 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.