Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10046
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMüller, Lúcia Helena Alves
dc.contributor.authorCandido, Luara Fernandez de
dc.date.accessioned2017-04-29T12:03:06Z-
dc.date.available2017-04-29T12:03:06Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10046-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo o mapeamento dos diferentes olhares, discursos e práticas promovidas por adeptos a estilos de vida que têm como proposta a redução do consumo de bens materiais. Através de uma abordagem etnográfica, analisa-se os discursos dos participantes de dois grupos anticonsumo presentes no ciberespaço, assim como o conteúdo de algumas entrevistas realizadas. Busca-se, com isso, identificar as diferentes questões que permeiam a adesão a uma vida simples. Inicialmente, faz-se uma breve explanação acerca de alguns movimentos e ações anticonsumo promovidas na atualidade. Busca-se identificar alguns pontos que distinguem uma proposta da outra e como cada iniciativa se posiciona em relação à sociedade do consumo. Posteriormente, focaliza-se as análises com base nos conteúdos dos debates entre os membros dos grupos Vida Minimalista e Simplicidade Voluntária, presentes na rede de relacionamento Facebook. Analisa-se, também, o conteúdo da fala de alguns entrevistados. Verifica-se que preocupação com os impactos ambientais não é o motivo central que leva os indivíduos a reduzirem seus padrões de consumo, mas sim, diferentes questões, as quais procurou-se decifrar e problematizar no decorrer desta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to map the different views, speeches, practices and logic promoted by supporters of lifestyles that aim to reduce the consumption of material possessions. Through an ethnographic approach, we analyze the speeches of two anticonsumerism groups present in cyberspace, as well as the content of some interviews. The goal is, therefore, to identify the different issues that permeate adherence to a simple life. Initially, it makes a brief explanation of a few anti-consumerism movements and actions promoted today. The goal is to identify some points that distinguish one proposal from the other and how each initiative is positioned in relation to the consumer society. Later, it focuses on analysis based on the content of discussions between group members from Vida Minimalista and Simplicidade Voluntária, present on Facebook social networking. It also analyzes the content of some of the interviewee's speeches. It is apparent that it is not the concern for environmental impacts that leads individuals to reduce their consumption patterns, but different issues, which are sought to be deciphered and discussed in this study.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectSIMPLICIDADEpt_BR
dc.subjectSOCIOLOGIApt_BR
dc.titleQuando menos é mais: olhares, discursos e práticas acerca da "vida simples"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000483837-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,29 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.