Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10816
Type: masterThesis
Title: Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa e sua contribuição para o ensino de ciências
Author(s): Pacheco, Rafael Scheffer
Advisor: Lahm, Regis Alexandre
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2017
Keywords: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
CIÊNCIAS - ENSINO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO
Abstract: O presente trabalho descreve uma investigação que avaliou a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa quanto à construção de conhecimentos em educação ambiental de um grupo de estudantes de uma escola pública. O ambiente virtual utilizado foi o disponibilizado pela empresa Microsoft® na plataforma OneDrive®. Dezesseis alunos do Rio Grande do Sul participaram de uma prática pedagógica mediada pelo ambiente virtual colaborativo e responderam a uma entrevista semiestruturada, tendo as respostas sido submetidas à Análise Textual Discursiva, fundamentada por Moraes e Galiazzi (2007). Após o processo analítico dos dados, emergiram duas categorias principais: I) Uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino. II) Construção de conhecimento acerca de meio ambiente por intermédio de ambientes virtuais colaborativos. Os participantes identificaram diversas contribuições proporcionadas pelo uso do ambiente virtual e pelo uso da tecnologia na escola. A proposta pedagógica foi desenvolvida a partir de uma unidade de aprendizagem, em que se organizou o processo de educar pela pesquisa. Por fazer uso desse princípio, o trabalho desenvolvido nesta pesquisa evoluiu consideravelmente ao longo de um processo que implicou na interação com diferentes fontes de consulta e com o grupo de trabalho, abrindo a possibilidade do surgimento de novas compreensões.
The present work describes an investigation that evaluated the use of collaborative learning virtual environments in the construction of knowledge about environmental education in a group of students of a public school of education. The virtual environment used was provided by Microsoft® on the OneDrive® platform. Sixteen students from a public school in Rio Grande do Sul participated in a pedagogical practice mediated by the collaborative virtual environment and answered a semi-structured interview, and the answers were submitted to the Discursive Textual Analysis, based on Moraes and Galiazzi (2007). After analyzing the data, two main categories emerged: I) Use of information and communication technologies in the teaching process. II) Building knowledge about the environment through collaborative virtual environments. Participants identified several contributions provided by the use of the virtual environment and the use of technology in school. The pedagogical proposal was developed from a learning unit, where the learning process was organized. The work developed used the principle of education through research, because it develops throughout a process that implies interaction with the sources of consultation and with the work group, opening the possibility of the emergence of new understandings.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10816
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000485151-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,64 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.