Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10816
Tipo: masterThesis
Título: Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa e sua contribuição para o ensino de ciências
Autor(es): Pacheco, Rafael Scheffer
Orientador: Lahm, Regis Alexandre
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
CIÊNCIAS - ENSINO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: O presente trabalho descreve uma investigação que avaliou a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa quanto à construção de conhecimentos em educação ambiental de um grupo de estudantes de uma escola pública. O ambiente virtual utilizado foi o disponibilizado pela empresa Microsoft® na plataforma OneDrive®. Dezesseis alunos do Rio Grande do Sul participaram de uma prática pedagógica mediada pelo ambiente virtual colaborativo e responderam a uma entrevista semiestruturada, tendo as respostas sido submetidas à Análise Textual Discursiva, fundamentada por Moraes e Galiazzi (2007). Após o processo analítico dos dados, emergiram duas categorias principais: I) Uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino. II) Construção de conhecimento acerca de meio ambiente por intermédio de ambientes virtuais colaborativos. Os participantes identificaram diversas contribuições proporcionadas pelo uso do ambiente virtual e pelo uso da tecnologia na escola. A proposta pedagógica foi desenvolvida a partir de uma unidade de aprendizagem, em que se organizou o processo de educar pela pesquisa. Por fazer uso desse princípio, o trabalho desenvolvido nesta pesquisa evoluiu consideravelmente ao longo de um processo que implicou na interação com diferentes fontes de consulta e com o grupo de trabalho, abrindo a possibilidade do surgimento de novas compreensões.
The present work describes an investigation that evaluated the use of collaborative learning virtual environments in the construction of knowledge about environmental education in a group of students of a public school of education. The virtual environment used was provided by Microsoft® on the OneDrive® platform. Sixteen students from a public school in Rio Grande do Sul participated in a pedagogical practice mediated by the collaborative virtual environment and answered a semi-structured interview, and the answers were submitted to the Discursive Textual Analysis, based on Moraes and Galiazzi (2007). After analyzing the data, two main categories emerged: I) Use of information and communication technologies in the teaching process. II) Building knowledge about the environment through collaborative virtual environments. Participants identified several contributions provided by the use of the virtual environment and the use of technology in school. The pedagogical proposal was developed from a learning unit, where the learning process was organized. The work developed used the principle of education through research, because it develops throughout a process that implies interaction with the sources of consultation and with the work group, opening the possibility of the emergence of new understandings.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10816
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000485151-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,64 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.