Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/10888
Tipo: doctoralThesis
Título: A história como best-seller: aspectos narrativos dos livros de divulgação histórica no Brasil
Autor(es): Paiani, Flavia Renata Machado
Orientador: Murari, Luciana
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: HISTORIOGRAFIA
PRIORE, MARY DEL – CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
HISTÓRIA
Resumo: Esta tese é uma análise crítica de sete livros de divulgação histórica, publicados entre 2006 e 2013, que versam sobre o Brasil do século XIX: Condessa de Barral, O Príncipe Maldito, A Carne e o Sangue e O Castelo de Papel, de Mary Del Priore, e 1808, 1822 e 1889, de Laurentino Gomes. Priore é uma historiadora brasileira com filiação acadêmica, especializada em biografias históricas, nas quais ela constrói personagens históricos romanceados. Gomes, por seu turno, é um jornalista brasileiro, mais conhecido pelo grande sucesso comercial de seus três livros, nos quais ele apresenta personagens pitorescos em um formato fragmentado de contar história. Este estudo pretende, pois, investigar a relação das obras desses autores com a historiografia, bem como o papel atribuído ao seu público leitor a partir da análise da estrutura do texto e de seus aspectos narrativos. Nesse sentido, uma discussão teórica e historiográfica é desenvolvida na análise, de modo a compreender a dimensão estética dos livros de divulgação histórica e suas implicações epistemológicas.
This dissertation is a critical evaluation of seven popular history books concerning nineteenth-century Brazil, published between 2006 and 2013: Condessa de Barral, O Príncipe Maldito, A Carne e o Sangue, and O Castelo de Papel by Mary Del Priore, and 1808 [in English, The Flight of the Emperor: How a Weak Prince, a Mad Queen, and the British Navy tricked Napoleon and changed the New World], 1822, and 1889 by Laurentino Gomes. Priore is a Brazilian historian with academic affiliation, specialized in historical biographies in which she constructs quasi-literary historical characters. Instead, Gomes is a Brazilian journalist, best known for the great commercial success of his three books, featuring picturesque characters in a fragmented storytelling format. Thus this study aims to investigate the relationship of their works with historiography as well as the role assigned to their readership, by analyzing the text structure and its narrative elements. In this regard, the analysis develops a theoretical and historiographical discussion, in order to understand the aesthetic realm of popular history books and its epistemological implications.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10888
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